terça-feira, 8 de setembro de 2009

Qual a posição correta para o bebê dormir?

Assistindo a TV esses dias ouvi uma propaganda que se referia a posição correta dos bebês quando colocados para dormir...

Depois fiquei sabendo que era uma campanha endossada pela Pastoral da Criança, de Curitiba, intitulada: "Dormir de barriga pra cima é mais seguro".

Foi inevitável o meu pensamento...



  • "Não era de lado, que os médicos diziam para as mães colocarem os seus "bebezinhos" para dormir?"
  • "Não era assim que evitava-se o afogamento?"

Fui pesquisar...

O que motivou a campanha foi o alto índice de mortalidade em bebês (de até 01 ano) por Morte Súbita. A morte súbita ainda é uma incógnita para os especialistas...

Mas e os outros riscos que o bebê corre ao dormir nessa posição?

As opiniões são bem divergentes...

O fonoaudiólogo Leandro Freitas afirma: "A morte por aspiração ou por asfixia pelo CO2 deve ser considerada. Nem sempre os pais ouvem a tosse de fraca intensidade da criança que está engasgando. Neste caso, dormir de lado é mais seguro."

O pediatra Milton Macedo de Jesus acrescenta: cada bebê procura uma posição, aquela considerada por ele mais confortável. E esclarece: quando há refluxo a posição deve ser levemente inclinada (30 graus) e de lado.

A posição menos indicada é aquela que o bebê dorme sobre o abdomêm, pois altera a musculatura do diafragma tornando-o mais espesso e curto, provocando muito esforço durante respiração.

O artigo da Revista Boa Saúde orienta: "para que o bebê tenha um sono tranquilo, é importante que a mãe verifique se está sequinho com as fraldas, com a alimentação adequada, e a posição correta supina, com travesseiro, que deve ser baixinho, da altura dos ombros. A mãe deve amamentar o bebê no peito tantos meses quanto possível, pois o uso do leite de vaca piora a qualidade do sono."

Seria melhor perceber qual a posição em que o bebê mais facilmente adormece, porque provavelmente é a considerada por ele mais confortável. E se não houver refluxo procure colocá-lo de barriga para cima e assim diminuirá a possibilidade da Morte Súbita.

#FicaDica: A TV apresenta infinitas campanhas constantemente, buscar as referências e a vericidade destas, pode nos trazer novos conhecimentos, bem como enriquecer um debate, na sala de aula e também fora dela.


Fonte: PedraDeAjuda

3 comentários:

  1. Sempre coloquei sobrinhos,filhos e alunos na creche de ladinho....tbm me admiro mt com esta nova campanha......e com crs com refluxo,colocava com apoio........????????

    ResponderExcluir
  2. Esses dias atendemos uma criança engasgada com leite materno que dormia na posição de barriga para cima. Segunda a mãe viu a propaganda na TV, mas como a morte súbita é ainda para os médicos algo que não tem explicação, o melhor é continuar colocando os bebês lateralizados para dormir, assim não haverá risco em caso de vômitos, que causam muitos transtorno tais como: pneumonia por aspiração, otites e o pior a morte do bebê por asfixia após o vômito.

    ResponderExcluir
  3. laura: É gente tb fiquei surpressa com essa companha de bebes dormirem de barriga para cima, pois meu filho faleceu com 4 meses de vida, mais estava dormindo de bruços, que era a posição que ele gostava de dormir, e o médico do IML me disse que a posição correta é de ladinho. Por isso espantei com essa campanha....

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails