sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Reciclagem: Finalidade, Fim ou Marketing?

Trabalhar com os alunos os “5 erres” é uma problemática nos dias atuais, pois a grande mídia trabalha muito mais a reciclagem, que é o último item a ser trabalhando – antes vem o Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Um exemplo claro desta constatação é a Revista Veja dessa semana (23 de setembro de 2009, edição 2131, ano 42, número 38), em que lemos a seguinte notícia: “Lixo doméstico: como reduzi-lo e diminuir seu impacto no ambiente”. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil descarta a cada dia 230.000 toneladas de detritos – e mais da metade disso corresponde a lixo doméstico. Os materiais recicláveis representam 70% do volume de lixo produzido numa cidade. Por isso, separá-los dos outros detritos resulta em muito mais espaço nos aterros sanitários.

A reciclagem retira do lixo uma série de materiais que levariam um tempo assombroso para se decompor – como plástico (450 anos), latas de alumínio (200 anos) ou vidro (1 milhão de anos). Além disso, ao ser reaproveitado, o material reciclável economiza recursos naturais. "Uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores, 75% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que a produção da mesma quantidade de papel com matéria-prima virgem", diz a bióloga Elen Aquino. A compostagem doméstica também é uma boa alternativa, além de ser ótimo para as plantas e jardins de nossa casa.


A matéria citada no parágrafo anterior da Revista Veja é muito interessante e valida, mas será que não devemos repensar nossas atitudes? Vejo que muitas vezes focamos mais na reciclagem do que em Repensar, Recusar, Reduzir e Reutilizar. Por que isso acontece? Por que é tão difícil mudar nossos hábitos? E você leitor o que pensa e o que faz em relação aos “5 erres”?

Fonte Imagem: RoboticaLivre

2 comentários:

  1. Oi,
    Estou indicando o blog de vocês para receber o Selo Blog Dourado.
    Passa lá no Fauna do Cerrado para pegá-lo.

    Abraços,

    Iliana Rosa

    ResponderExcluir
  2. Estou te presenteando com o "Selo - Faça parte dessa você também!", passe no meu blog para pegar! http://www.mhp-bio.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails