quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Jardins de Flores

Em seu trabalho, escola ou casa, há um espaço que gostaria de transformar em um belo jardim?

Se a resposta for sim, podemos te ajudar!

Cuidar das plantas, cultivar ervas, temperos, observar insetos, adubar a terra, são tarefas deliciosas, mas cada vez mais raras no cotidiano de uma criança e que devem, mesmo em pequenos espaços ou apartamentos, ser incentivadas a fim de desenvolver a sensibilidade, o respeito e o cuidado.

Incentivar uma criança a conhecer mais sobre a natureza, a respeitá-la e protegê-la, é um grande passo a favor da saúde da nossa própria natureza interior.

Antes de iniciar: observe e planeje.

a) Faça uma leitura do ambiente: é necessário trabalhar com os recursos disponíveis e você precisa verificar o que tem na área a ser transformada.
Veja: O que tem plantado, se há plantas invasoras (gramíneas), quais as condições do solo (se é compactado ou não).

b) O que temos de ferramentas? Temos nossas mãos, saibam que a enxada retira milhões de organismos do solo que auxiliam na aeração e decomposição. Então ela só deve ser utilizada em último caso, por exemplo em áreas em que a Brachiaria sp. tomou conta.

Passo 1) limpeza: retire do local, todo lixo. Lixo neste momento são papeis, plásticos, latas, e inorgânicos em geral.

Passo 2) poda: Pode as plantas já existentes para que novos brotos apareçam, estas podas devem ser colocadas sobre o solo, para aproveitar o nitrogênio existente nos vegetais. Cuidado com podas radicais que podem matar ao invés de fortalecer;

Passo 3) proteção do solo: Se o solo estiver desprotegido, ou seja, com a terra a mostra, é necessário realizar forração. Isto pode ser feito com a poda de alguns galhos das plantas já existentes, com as gramínias retiradas, com palha provinda do corte de grama ou de folhas de árvores. Após proteger o solo, em pouco tempo você vai verificar que sua textura começa a mudar. Vai ficar mais fofo e as invasoras vão aparecer muito raramente.

Passo 4) adubação: acreditem, a urina diluída em água é um excelente adubo. Se a urina for de mulheres, dez partes de água para uma de urina são suficientes, e se for de homem, vinte partes de água para uma de urina. Espalhe a urina próximo aos locais onde serão plantadas as novas mudas. Em caso de plantas já no local, não aplicar em horários de sol forte e não molhar as folhas.
A cinza também pode ajudar, mas em pouquíssima quantidade para não acidificar o solo em excesso. Atenção só utilize cinzas se já houver disponível, não deve-se produzí-la somente para este fim.

Passo 5) plantio: o plantio pode ser realizado por mudas ou sementes. Por sementes, não há necessidade de abrir buracos no solo, somente afaste a camada de proteção (serrapilhera) e coloque a semente desejada. Por mudas, deve-se revolver uma área a partir do local da muda a ser plantada. Retire o saquinho sem desmanchar o torrão e coloque-o no nível do solo. Devolva a terra que retirou para abrir a cova sem apertar demais para não danificar as raízes. Veja aqui como plantar uma árvore.

Você pode pedir aos alunos que tragam mudas existentes em suas casas, assim todos vão sentir donos de um pedacinho do jardim. Cuidado: não exclua nenhuma muda trazida, todos devem ter seu espaço.

Na próxima semana, saiba como fazer uma horta mandala permacultural.
Fonte da Imagem: Ecocentro

Um comentário:

  1. Vamos fazer parceria de banner? o seu já se encontra no meu blog (http://diogobiotech.blogspot.com). Grato.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails