terça-feira, 22 de setembro de 2009

Desvendando a Astronomia a partir da Primavera

Hoje (22-Setembro) inicia a Primavera, uma das 04 estações do ano! Sabemos que é a Primavera, a estação mais preferida dos enamorados e românticos, provavelmente das mulheres também... Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natur
eza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

Mas, ao mesmo tempo que a Primavera chega, com ela um questionamento pode surgir...

Por que existem as 04 estações do ano?

Essa dúvida pode acontecer agora, ou quando os professores apresentam para suas turmas o tema: Terra e Universo, que no caso do Estado de Mato Grosso do Sul é aplicado para o 6º ano. Conteúdo este que é revisto e remodelado em outros anos também pela disciplina de Geografia. É claro que algumas vezes as dúvidas não estão a cerca da Primavera, Verão, Outono ou Inverno. E sim, dos movimentos realizados pelo Planeta Terra e outros encontrados no sistema solar.

Boa estratégia é tornar o conteúdo mais palpável. Como? Já que é uma explanação baseada em teorias, apresentadas há muitos séculos, e que os alunos não têm a possibilidade de vislumbrar.
A maioria de nossas escolas e cidades não possuem planetários e telescópios que facilitariam o aprendizado.


O concreto aparece com a apresentação de vídeos, pois neles os movimentos são apresentados de maneira eficiente. Trazendo do pensamento das crianças, que pode estar deturpado pelo seu próprio imaginário, à imagem científica.

Muitas vezes pensamos que alguns temas são mais relevantes. E em outras, subjulgamos nossos alunos ao afirmar que são pequenos demais para a explanação, articulação e apresentação do tema - no caso Astronomia.

O fato é... Eles são capazes, basta apresentarmos atividades facilitadoras, efetivas e como alguns autores definiriam: lúdica.

Nesse contexto, apresento para vocês alguns vídeos que podem trazer a temática através de sons e imagens, cabendo ao professor a transmissão dos conceitos e possíveis esclarecimentos:

Descrição dos Planetas - Revista SuperInteressante
Movimento de Rotação e Translação - Explicação científica
Movimento de Rotação e Translação (2) - Em Inglês - Boas imagens e movimentos
As 04 Estações - Imagens e música de Vivaldi - Sensibilização

#FicaDica

Se você precisa baixar vídeos do Youtube, recomendamos o aTube! Ele é fácil e prático, clique aqui para baixá-lo.

Fonte Imagens: Aceav e Escolas.Trendnet

Um comentário:

  1. Muito instrutivo, pessoal, parabéns! Boa primavera para vocês!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails