quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Uma floresta de Cerrado

Você conhece o Cerrado sul mato-grossense?

Se vier a Campo Grande, não deixe de conhecer o Parque Estadual do Prosa, localizado em região urbana, é um fragmento deste Bioma, junto ao Parque dos Poderes.

O Parque Estadual do Prosa é uma Unidade de Conservação que possui 135 hectares, onde estão as nascentes de três córregos que fluem por Campo Grande. O Desbarrancado, o Joaquim Português e o Prosa.

Acreditem se puder o córrego Prosa, dentro do Parque possui águas límpidas e puras. Ele é formado pela junção de dois córregos, Desbarrancado e Joaquim Português, que é a idéia principal do símbolo do Parque.

Infelizmente, por estar localizado em região urbana o Joaquim Português sofre com assoreamento e em dias de chuva é agredido com o escoamento da sujeira do asfalto que por meio das bocas de lobo adentram e sobrecarregam a sua nascente.

Ao visitar o Parque do Prosa, você pode apreciar a beleza da flora e da fauna do Cerrado. É possível encontrar cutias, mutuns-de-penacho, araçaris, surucuás, udus-coroado, saís, veados, saguis, jararacas, jibóias e sucuris. Você vai estar rodeado de árvores como angicos, copaíbas, jequitibás, ipês, sangra d'aguas, cedro, aroeiras, figueiras mata-pau, etc.

Não se sinta inseguro, pois o passeio é acompanhado de guias treinados para agir frente ao aparecimento de qualquer animal e algum imprevisto que possa ocorrer.

No meio do passeio há uma parada onde pode-se fazer piquenique apreciar a beleza e a calma do Desbarrancado antes de ir ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres - CRAS.

O CRAS recebe animais silvestres vítimas de atropelamento, queimadas, tráfico e qualquer tipo de maus tratos, reabilitando-os e devolvendo a natureza sempre que possível. O cenário que encontrarás é triste e reflete as ações antrópicas no meio, porém é um ótimo local para se trabalhar a Educação Ambiental.

Após a ida ao CRAS, voltarás pela trilha e conhecerás a junção dos córregos e o nascimento do córrego Prosa onde se despedirá já com saudades do Parque Estadual do Prosa.

Vale a pena:
Agende uma visita: (67) 3326-1370

Imagem: Capital News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails