quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DIA DO BIÓLOGO


OS BIOSFERAS SAÚDAM OS BIÓLOGOS....PELO SEU DIA!

Os Biólogos...
NÓS, SOMOS DEMAIS! Tratamos a vida como manifestação exuberante da natureza e estudamos os mais variados aspectos de sua existência: origem, função, forma...

E A NOSSA IDENTIDADE É: SER COMPROMETIDO COM O ENSINO PESQUISA E ESTUDO, TENDO COMO META O ENTENDIMENTO E A DEFESA DA VIDA.

EU JURO: "Juro, pela minha fé e pela minha honra, e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanistíco com justiça e paz".

Nosso próprio juramento nos impõe desafios, compromissos, e principalmente, a proposta de exaltar a vida defendendo-a em todas as suas formas de maninifestações.

A Biologia é uma profissão historicamente jovem, reconhecida no Brasil como profissão em 3 de setembro de 1979 e regularizada pela Lei nº 6684. Motivo pelo qual, comemoramos neste dia (3 setembro), o DIA DO BIÓLOGO. Os biólogos já ocupam importantes posições no mercado, sendo a área de ensino a que mais oferece trabalho para estes profissionais.

Professores de Biologia...BIÓLOGOS SIM, PORÉM ATUANTES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO.
para atuar na área da educação o profissional deve ser graduado em Ciências com habilitação em Biologia, Ciências Biológicas ou em História Natural, não há obrigatoriedade de serem credenciados ao Conselho Regional de Biologia(CRBio), porém, para atuarem em assessoria, consultoria e pesquisa é necessário a inscriçao do profissional neste Conselho.
COMO ANDA NOSSA IDENTIDADE?
Temos várias possibilidades de atuações: saúde, meio ambiente, biotecnologia e produção, educação, análises clínicas, e muitas outras áreas, porém é preciso que haja especializações para a legalidade no exercício do profissional. A área da Educação é a que mais oferece oportunidades de emprego hoje no país.

E mesmo assim o CRBio não tem dado a devida importância aos profissionais que atuam nesta área, pois todo material produzido pelo Conselho é voltado para a pesquisa e consultoria. A área de ensino, principalmente, da Educação Básica, não tem tido atenção deste orgão.

Nós biólogos da área de Educação de Mato Grosso do Sul, estamos nos sentindo abandonados pelo CRBio1. PRECISAMOS DE UM CONSELHO NO NOSSO ESTADO. ALGUÉM ESTA DISPOSTO POR ESTA CAUSA?. Bem, só foi uma idéia para quem gosta de agitar uma área administrativa e entende de Biologia. Mas este é o momento de comemoração. PARABÉNS BIÓLOGOS de todas as partes de todas as áreas de atuação, os BIOSFERAS desejam a todos SUCESSO na sua vida pessoal e profissional.

Provérbios 6.6 - 7
"...olhe a formiga, observe os hábitos dela, e aprenda. Ela não tem chefe, nem guia, nem governante. Apesar disso, no verão ela acumula o grão e ajunta provisões durante a colheita."

6 comentários:

  1. Certamente não é problema exclusivo do CRBio1, mesmo com todas as dificuldades eu repito o juramento quantas vezes for preciso!!!!
    Feliz dia do Biólogo para vcs!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo dia, que nossa profissão (missão) seja realmente reconhecida por sua grandeza multidisciplinar e importancia social.
    Valeu

    Estarei acompanhando o Blog de voces, que por sinal foi muito bem bolado.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo dia do biólogo!!!abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, gente! Cheguei agora. Correria nesse calor de 37 graus. Vou colocar a leitura em dia. Beijos.

    E, claro, Parabéns pra nós!

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo dia e pelo blog...
    Gostaria de poder fechar uma parceria já estou seguindo o biosferams! Muito legal... Se quizer entre em contato!
    Mais uma vez Parabens!!!

    ResponderExcluir
  6. SOU BIOLOGA!!!! PROFISSÃO LINDA PENA QUE NÃO TEMOS MUITO APOIO.
    FIZ UM CURSO DE CAPACITAÇÃO EM N ANDRADINA MS
    MEU COORDENADOR RENATO
    PARABÉNS A VC TB RENATO ABRAÇO!!!
    MRINA 05/09/09

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails