quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ciclo de Vida

Como abordar o ciclo da vida em uma perspectiva biológica sem diminuir a existência perante a morte?


Entender o ciclo da vida pode ajudar a aceitar a vida e a morte como fenômenos naturais necessários e imprescindíveis à existência.

Fase do ciclo da vida:

  • nascimento - a multiplicação celular nesta fase combinam-se com toda destreza e força, em um balé perfeito de desenvolvimento para a criação humana e anuncia-se a chegada de um novo ser ao mundo. Aqui vale lembrar do trabalho da mitose que mostra todo seu explendor de construção e o da meiose que já se fez presente na redução pela metade, da carga genética das células maternas e paternas.


  • Crescimento - o desenvolvimento celular nesta fase continua intenso e as produções químicas cerebrais aprimoram meio às emoções que se afloram em explosões hormonais e físicas construindo um complexo ser a cada dia.


  • Amadurecimento - agora o crescimento celular já é bem menor, ocorre mais no sentido de reparos e renovações do organismo. O processo mitótico continua sendo imprescindível para que o organismo se matenha.


  • Envelhececimento - A renovação celular torna-se mais lenta, muitos neurônios morrem e não são reproduzidos. As atividades físicas diminuem e o corpo começa a apresentar falhas no seu sistema, requereno mais cuidados físicos e psicológicos. Nesta fase muitas pessoas superam e contrariam as expectativas de vida estimada pelos tablóides de pesquisa e vivem mais do que o "esperado".


Morte - falência cerebral, limitação de existência... A única certeza que cada um de nós temos na vida, então aceitá-la não é uma condicional. No entanto, percebe-se muitas pessoas com medo de morrer e outras ainda, não ultrapassam o luto, por não aceitá-la e sofrem a perda mesmo anos após a separação do ente querido.


...Da chegada...à saída


Entender o Ciclo da Vida ajuda-nos a aceitar a vida e a morte como fenômenos naturais necessários e imprescindíveis à existência, pois a morte não é o fim, biologicamente falando é a mudança de cenário, um novo começo, onde os nutrientes que compõem o organismo voltam compor o ambiente nos seus aspectos bióticos e abióticos, mas agora em um outro cenário, estruturando as cadeias tróficas em um processo de retroalimentação.


Sugestão:
Os Referenciais Curriculares do Ensino Médio e Fundamental que abordam o Ciclo da vida, podem usar o documentário do Dráuzio Varela sobre o desenvolvimento humano.

Filmes: Estranho Caso de Benjamim Button

Viagem Fantástica com Dráuzeo Varela:

Amor e Sexo 1
Amor e Sexo 2
Aprendemos a falar 1
Aprendemos a falar 2
Chegando aos 40 anos 1
Chegarndo aos 40 anos 2
A velhice 1
A velhice 2

Eclesiaste 3. 1-8 "Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o próposito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou..."

Fonte Imagens: Spacosolaberto e Queziaoliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails