terça-feira, 29 de setembro de 2009

Abordagem crítica da ciência

Quem ainda não viu os comerciais do Canal Futura: "São as Perguntas que Movem o Mundo, e Não as Respostas"?

Toda vez que os vejo lembro da sala de aula e de como as pessoas se relacionam com a Ciência. Muitas vezes na escola nos preocupamos muito em dar e achar as respostas para as questões relacionadas à nossa disciplina. Mas e quantas vezes levamos para nossos estudantes a importância de se questionar a própria ciência? É importante o aluno perceber a ciência como algo questionável?

Veja um dos vídeos:




Se você gostou do vídeo, segue outros, também interessantes:
No Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS - Ciências, página 123, diz: "...cabe ao professor dessa área o rompimento do foco na memorização de conceitos, levando para a sala de aula uma abordagem crítica da ciência, combatendo a mistificação e a caricatura do conhecimento científico, e que questione e lance dúvidas, não apenas responda e forneça explicações.
Assim, o ensino de Ciências propiciará ao aluno a percepção que teorias científicas também devem ser objeto de reflexão, análise, entendimento da existência de diversas formas de conhecimentos e métodos, oportunizando também o desenvolvimento de habilidades que envolvam atividades científicas tornando-os capazes de tomar decisões e atuar de forma crítica frente às questões que a ciência e a tecnologia têm nos colocado ao longo da história."


Reflexão:Em nossa disciplina de Ciências/Biologia é importante apenas o estudo dos conceitos ou também levar discussões sobre o pensar e sobre a própria ciência?

Um comentário:

  1. Curioso... Nas Ciências Sociais há esta mesma inquietação de não estabelecer saberes fechados em quadros, enaquanto que na minha visão pessoal a biologia, e as Ciênicas do Ensino Fundamental tinham este papel. É sempre bom ver a visão pessoal dos profissionais de outras areas.

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