sábado, 12 de setembro de 2009

Você acredita em uma aprendizagem significativa através da EAD?

Os cursos, as graduações e as especializações à distância estão crescendo e ganhando espaço nas mídias e os mais variados profissionais estão apostando enste tipo de aperfeiçoamento. Você acredita em uma aprendizagem significativa através da EAD?


Não, o tempo não é suficiente, já que a maioria dos cursistas possui jornada de trabalho e realiza as atividades somente nos finais de semana. (04%)

Não, é só uma maneira de obter certificação e maior pontuação em provas de títulos. (10%)

Sim, as instituições utilizam bons profissionais para a tutoria, facilitando a aprendizagem. (12%)

Sim, é uma boa opção para quem está em região com poucas instituições de ensino. (29%)

Talvez, porque essa a modalidade exige que o estudante controle seus horários, quer dizer, seja autodidata. (43%)

Mariano Gaco afirma que a EAD pode servir para diminuir as distâncias físicas graças ao uso das novas "tecnologias interativas" e com isso fazer com que mais alunos tenham acesso a formação. Além disso ele também ressalta a importância da auto-aprendizagem propiciada pela EaD, ao dizer que " ao ter à sua disposição diversa quantidade de informação, porque não é apenas lerem e terem acesso a sites de Internet, é também ter a possibilidade de comunicar, fazer perguntas, interagir com outros [alunos] que estão na mesma circunstância ou que sabem mais".

A Educação a Distância (EAD) é considerada, segundo o decreto Decreto-Lei n° 2.494, de 10/2/1998 como, “uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados (...)”. O cenário atual da EAD vem passando por transformações a partir de um contexto de mudanças de valores, em que a diversidade cultural é presente, tendo um significado maior em sua contextualização, de saberes e conhecimentos, assumindo um papel importante na sociedade vigente, na qual a globalização gera uma necessidade de comunicação e informação sem fronteiras.

Conheça os 10 mandamentos do aluno de EaD...

Leia também o artigo de Voigt e Veiga: Investigando o papel do professor em cursos de educação à distância


Fonte da Imagem: EcosDoTocantins

Um comentário:

  1. Parabéns, seu conteúdo virou destaque no Linka Nisso.
    Ele ficará como destaque até o dia 17/09.

    Abraço da equipe LN.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails