sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Semana de Prevenção ao Câncer de Intestino

É bom saber que a maioria dos males podem ser eliminados quando o contra ataque é veemente e rápido, por isso a prevenção é a melhor estratégia.

Uso a célebre e popular frase: " a melhor defesa é o ataque" para ilustrar a guerra contra uma personagem maligna, o câncer.

Lute contra ele! As estratégias contra um inimigo são muito mais eficazes quando conhecemos suas armas, sua maneira de agir.

Vamos entender o que é câncer: a palavra câncer tem origem no latim, cujo significado é caranguejo. Crustáceo, que possui apêndices cujo formato são relacionados a disseminação e infiltração da doença, como se fossem extensões que atigem as células sadias.

Dentro das células há uma codificação que comanda o fazer de cada uma delas. Eventualmente , estes comandos falham, e as células adoecem, sendo na maioria das vezes destruídas pelo sistema imunológico, mas quando isso não ocorre, estas células doentes multiplicam-se desordenadamente, elas perdem a "identidade" e passam a trabalhar inadequadamente, originando o tumor maligno. Algumas destas células doentes, podem ainda, ser transportadas pela corrente sanguínea e atingir várias regiões do organismo ou todo ele, chamamos este processo de metástase. Sendo este, um estágio grave da doença e que requer tratamentos muito agressivos.

Neste momento, vamos tratar somente sobre o câncer de intestino, aproveitando que o Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, (SOBED) promove a Semana de Prevenção do Câncer de Intestino.

O que é Câncer de Intestino? É um tumor malígno que se origina no intestino grosso (inclui cólon e o reto).

Quais os sintomas do Câncer de Intestino?

O câncer de intestino se desenvolve silenciosamente, podendo não causar sinais durante algum tempo. Porém, os sintomas mais comuns são:
  • Sangue nas fezes ou pelo ânus;
  • mudanças recentes de hábito intestinal (diarréia ou intestino preso);
  • sensação de evacuação incompleta;
  • cansaço, fraqueza e anemia inexplicável;
  • Dores ou desconforto abdominal;
  • Perda de peso sem causa aparente.
Quem corre risco de desenvolver Câncer de Intestino?
  • Pessoas com dieta pobre em fibras, rica em gordura e as dietas com grande quantidade de conservantes e aditivos químicos;
  • pessoas que fumam, que ingerem álcool frequentemente, obesos e os sedentários;
  • pessoas com antecedentes de câncer de intestino e ginecológico na família (predisposição genética) e com pópilipos intestinais;
  • pessoas com 50 anos de idade;
  • pacientes com história de recolite ulcerativa ou Doença Crhon.
  • Inclua fibras em sua alimentação;
  • reduza a quantidade de gorduras animal (carne vermelha e queijos);
  • evite álcool, não fume e combata a obesidade;
  • Alimentação saudável.
Não envenenar o corpo e a alma são também medidas importantes:

"Há pessoas que têm guardado mágoas em seus corações por mais de vinte anos e estas mágoas criaram raízes profundas, ao longo desse tempo, assumindo parte ou totalidade do caráter e comportamento dessas pessoas. Rejeições e traumas são experiências dolorosas que criam o ambiente fértil para que raízes de amargura sejam geradas, com profundidade, nos corações das pessoas."

Hebreus 12.15
"Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos pertube, e por ela muitos se contaminem"

Mateus 15.18 e 19

"Mas o que sai da boca procede do coração; e isso é o que contamina o homem..."
Do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias."


Sugestão: Em Campo Grande - Mato Grosso do Sul, das 10h às 22h, você pode visitar um intestino gigante no Shopping Campo Grande, a exposição fica até dia 13.09.2009.

Fonte da Imagem: Sun-Sentinel

Um comentário:

  1. estou mais uma vez indicando este blog para receber amis um selo ...ok...

    abraços!

    http://locomundojapa.blogspot.com/2009/09/selo-n2.html

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails