quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Contextualizando o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM foi cancelado e não mais será nos dias 3 e 4 de outubro de 2009. Ainda não há previsão para a realização das provas, no entanto, estima-se que em 45 dias tenha-se menção das novas datas. Em Mato Grosso do Sul 43 municípios será polo de realização com a participação de 77.816 candidatos aproximadamente. O novo ENEM, tem por objetivo avaliar a qualidade do Ensino Médio de todo país e também ser utilizado como aproveitamento de estudos para certificação de conclusão do Ensino Médio, (ENCCEJA), bem como, possibilitar aos estudantes ingresso no Ensino Superior, pois a média de desempenho obtida no exame será imprescindível para o candidato pleitear uma vaga nas instituições de Ensino Superior que adotaram esse exame como ferramenta de seleção.

Com as modificações do perfil da prova, as questões contemplarão os acontecimentos cotidianos, sendo valorizado o entendimento dos fenômenos fisícos, químicos, biológicos, suas implicações sociais, históricas e políticas.

Intenciona-se que com esta avaliação, haja melhoria do Ensino Médio no país e que esta etapa de ensino proporcione aos estudantes uma formação que os levem a solucionar problemas e entender a vida nos seus mais variados aspectos. Assim para um competente desempenho, o estudante deverá focar os conteúdos de maneira interdisciplinar e contextualizada com o cotidiano e a realidade dos estudantes, assim como as diferentes áreas de conhecimento que compõem o Ensino Médio.

Neste sentido, percebe-se que as instituições de ensino, já se atentam às mudanças propostas pelo novo ENEM. O Estado de Mato Grosso do Sul tem sinalizado esta nova perspectiva junto aos seus educadores, por meio das capacitações e sugestões enviadas a estes profissionais pelos técnicos responsáveis pelas diferentes disciplinas que compõe o Ensino Médio e que trabalham na Secretaria de Educação do Estado.

Uma mudança desta natureza não ocorre da noite para o dia, logo, aguarde e confira, mas participe como educador e construa parte da história do século XXI na educação.

Apresentamos agora, duas questões. A primeira evidencia o estilo de questão "antiga" e a segunda elaborada de acordo com o novo ENEM.

Quais diferenças você identifica?

Questão 1
O que são os polímeros? Marque a alternativa incorreta

(A) são compostos químicos de elevada massa molecular resultante de reações químicas de polimerização.
(B) são proteínas complexas que quando sintetizadas podem formar produtos de plástico.
(C) uma molécula de cadeia longa composta por vários elementos de carbono.
(D) é uma macromolécula formada pela repetição de pequenas e simples unidades químicas, os monômeros.
(E) são macro moléculas entrelaçadas por ligações covalentes, que não se alteram com aquecimento.

Questão2
Ao utilizarmos um copo descartável não nos damos conta do longo caminho pelo qual passam os átomos ali existentes, antes e após esse uso. O processo se inicia com a extração do petróleo, que é levado às refinarias para separação de seus componentes. A partir da matéria-primam fornecida pela indústria petroquímica, a indústria química produz o polímero à base de estireno, que é moldado na forma de copo descartável ou de outros objetos, tais como utensílios domésticos. Depois de utilizados, os copos são descartados e jogados no lixo para serem reciclados ou depositados em aterros. Materiais descartáveis, quando não reciclados, são muitas vezes rejeitasos e depositados indiscriminadamente em ambientes naturais. Em consequência, esses materiais são mantidos na natureza por longo período tempo. No caso de copos plásticos construídos de polímeros à base de produtos petrolíferos, o ciclo de existência deste material passa por vários processos que envolvem

(A) a decomposição biológica, queocorre em ateros sanitários, por micro-organismos que consomem plásticos com estas características apolares.
(B) a polimerização, que é um processo artificail inventado pelo homem, com a geração de novos compostos resistentes e com maiores massas moleculares.
(C) a decomposição química, devido à quebra de ligações das cadeias poliméricas, o que leva à geração de compostos tóxicos ocasionando problemas ambientais.
(D) a polimerização, que produz compostos de propriedadese características bem definidadas, com geração de materiais com ampla distribuição de massa molecular.
(E) a decomposição, que é considerada uma reação química porque corresponde à união de pequenas moléculas, denominados monômeros, para a formação de oligômeros.

Sugestão: Estudar é o melhor caminho! (Conselho)

Provérbio 8.11-12
Porque melhor é a sabedoria do que os rubins; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. Eu, a sabedoria, habito com prudência e acho a ciência dos conselhos.




______________
Bióloga Vaneide Araújo

Fonte Imagem: Física na Veia

2 comentários:

  1. Olá... Tem selinho pra você lá no Inspiração Verde passa lá para pegar... http://inspiracaoverde.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é muito legal, gostei!
    Adicionei vcs na minha lista!
    Abçs
    Cintia


    http://preservblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails