domingo, 28 de fevereiro de 2010
Links da Semana
CURIOSIDADES
Beleza Sustentável
10 mistérios da humanidade
Para ser congelado, após a morte, gasta-se até 52 mil
O ritmo e a cadência com que eu escrevo no teclado podem servir para me identificar
Controle sua pressão arterial adotando uma alimentação saudável
10 alimentos mais perigosos do mundo
Soluços: hic!
Diretor de ‘Avatar’ vem ao Brasil falar sobre sustentabilidade
Alimentos bons, limpos e sujos
Pesquisa da PUCPR que revelou gene de predisposição ao vitiligo é destaque internacional
Os 10 erros e acertos em uma entrevista de emprego
10 dicas para caprichar no currículo
Açúcar Maskavo
CHARGES
Que boa idéia
Internet Vitaminada
Mafalda e o dedo indicador
Peixes e o cruzeiro do Roberto Carlos
IMAGEM
As 7 faces de um andróide
Uma olimpíada e vários detalhes
Mundo desconhecido dos Zooplânctons
Reutilizando as antigas tecnologias
Reino Animal
INTERESSANTES
Cientistas descobrem onde a inteligência mora no cérebro
Usando o fogo para congelar a água
Pobreza deixa marcas biológicas nas crianças
ODM deveriam incluir ‘qualidade de ensino’
Cientistas encontram fóssil de tubarão de 10m nos EUA
Cientistas descobrem macaco que tem a melhor comunicação do reino animal
4 mitos sobre dislexia
Universidade sueca aponta que 10% dos adolescentes sofrem de Cyberbullying
Origem e desenvolvimento da ciência
Geneticistas identificam mutações genéticas ligadas à gagueira
Suspensão de liminar proíbe venda livre de alimentos e remédios em 26 Estados
6 erros na alimentação das crianças
POLÊMICOS
Assassina ou escrava?
Escola acusada de espiar alunos através de portáteis
O silêncio sinistro: estamos sozinhos no universo?
Mitos desmentidos: não há gravidade no espaço
Cientistas criam mosquito transgênico para conter a dengue
Professor vai virar artigo de luxo
Professor destrói notebook de aluno com nitrogênio
Cerveja pode ajudar a fortalecer os ossos
TECNOLOGIA
10 programas para limpar, acelerar e ajudar na saúde do seu computador
3 belos exemplos de uso das mídias sociais
Americanos são contra ter chefe no facebook
O twitter é o cara do futuro
Mitos e verdades sobre o computador
Outlook com ligação a redes sociais
Yahoo! Deixa usuários twittarem em seu site
Novo vírus infecta 75 mil computadores em todo o mundo
A origem da expressão ‘SPAM’
SITES/BLOGS
Um olhar sustentável sobre o mundo empresarial
Humor da Terra
3º congresso brasileiro de jornalismo ambiental
Bideyks
SUSTENTABILIDADE
Grafites verdes
Água no interior da Bahia está contaminada por Urânio
Caixas de papelão: use e recicle
Sabotagem descarrega toneladas de petróleo em rios italianos
O que é desenvolvimento sustentável?
O ano 2010 pode aprofundar retrocesso na política socioambiental brasileira
Brasil gera mais lixo eletrônico entre emergentes
ônibus anfíbio é testado na Escócia
O que são rios voadores?
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@EscolaDaVila
@Biologia_
@Salveoplaneta
@Marcelogia
VÍDEOS
Identificado local de acúmulo de plástico no Oceano Atlântico
Johnnie Walker
História do universo em bloco de papel
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Tecnologia na sala de aula
"Chamar as crianças e os adolescentes de nativos digitais já se transformou num lugar comum. De fato, eles têm intimidade com os computadores, além de interesse em navegar pela internet. Essa é uma característica que deve ser aproveitada pelo professor para trabalhar os conteúdos de currículos da alfabetização ao 9º ano. Ao mesmo tempo que existe a necessidade (e a vontade) de incorporar as tecnologias no processo de ensino aprendizagem, surge a dúvida: como fazer isso no cotidiano?"
A revista Nova Escola de dezembro de 2009, publicou um levantamento indicando que as escolas públicas de capitais brasileiras têm computadores. O desafio está em usá-los a serviço da aprendizagem (Mato Grosso do Sul não participou desta pesquisa).
Veja alguns dados:
O blog Biosfera MS tem um espaço para divulgação de trabalhos onde o professor promove sua escola. Quer participar? Basta acessar: Publique seu trabalho e promova sua escola
Encontrei algumas dicas que podem ser interessantes: Nove dicas para usar bem a tecnologia
O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.
O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.
O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.
O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.
A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.
A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.
A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.
Veja alguns dados:
- 98% das escolas têm computadores (nas capitais pesquisadas);
- 83% das instituições possuem acesso à banda larga;
- Apenas 35% das instituições de ensino espalhadas nos municípios (do interior) têm acesso à internet;
- Apesar de 29% das escolas terem participado de ormação em TICs nos últimos 12 meses, a maioria considera os cursos pouco úteis para o dia a dia em sala de aula;
- 56% dos entrevistados consideram que sua formação inicial não os preparou para inserir recursos tecnológicos nas aulas;
- 94% que inserem o recurso em seu projeto pedagógico fazem um uso pedagógico mais avançado, como a criação de sites e blogs;
- 67% dos casos, os que consideram as tecnlogias no roteiro das aulas elaboram atividades mais interessantes.
O blog Biosfera MS tem um espaço para divulgação de trabalhos onde o professor promove sua escola. Quer participar? Basta acessar: Publique seu trabalho e promova sua escola
Encontrei algumas dicas que podem ser interessantes: Nove dicas para usar bem a tecnologia
O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.
O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.
O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.
O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.
A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.
A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.
A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.
Links interessantes sobre o assunto:
Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula
Aula: a importância da tecnologia
A conexão que faz a diferença
Entrevista: Educação e Tecnologia
Novas Tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora
Fonte da Imagem:Micro Campo e Veja
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Os Celíacos e o Glúten
"Há pessoas que fazem via sacra pelos consultórios sem que os médicos atinem com o mal que as aflige. Refiro-me às portadoras de doenças mais raras, causadoras de sintomas comuns a muitas patologias, caso típico da doença celíaca , que acomete cerca de 1% das crianças e adultos -Drauzio Varella)."
O que ocasiona essa doença?
A doença celíaca é uma enfermidade que se dá pela intolerância do organismo ao glúten (protéina encontrada na farinha de trigo, aveia, cevada, malte, centeio e seus derivados). Assim sendo, seus portadores não devem consumir massas, pizzas, pães, bolos, biscoitos, alguns doces, cerveja, uísque, etc. Pois, estes, comumente são fabricados com os cereais que apresentam glúten em sua composição. O organismo das pessoas que apresentam intolerância ao glúten, encontra muita dificuldade para absorver os nutrientes necessários durante o processo de digestão.
De acordo com o GastroNet , a carga genética do indivíduo também é considerável. Já que a doença é caracterizada como familiar, ou seja, os parentes de primeiro grau de indivíduos com a doença podem ou não manifestar os sintomas. A predisposição à sensibilidade ao glúten foi relacionada a um antígeno de histocompatibilidade (MHC) da região D do cromossomo 6. O halótipo HLA mais importante é o DQw2, que geralmente está ligado ao DR3. Outros importantes halótipo HLA identificados são o DR7 e DPB1, 3, 4.1 e 4.2. Os sítios nas moléculas MHC de classe 2 responsáveis por interagir a gliadina com os receptores das células T do hospedeiro ainda não foram identificados.
E quais os sintomas ?
Seus principais sintomas são perda de peso, diarréia com perda de gordura, vômito, anemia, alterações no ciclo menstrual, diminuição da fertilidade e sinais de desnutrição. Por apresentar uma grande variação de sintomas, muitas vezes confundidos com outras doenças, a doença celíaca é mais bem diagnosticada através de exame de sangue.
As primeiras manifestações desta enfermidade geralmente ocorrem em crianças ainda muito pequenas, assim que estas, começam a ter os alimentos com glúten inseridos em sua dieta. Entretanto, estas manifestações também podem ocorrer mais tardiamente já na fase adulta.
Existe tratamento?
Sim, para os celíacos, o tratamento é a completa retirada do glúten de sua dieta, somente assim, os sintomas desaparecerão e o intestino voltará ao normal. Esta dieta deverá ser rigorosa e seguida por toda a vida.
Muito dos problemas de saúde são em decorrência da mudança de cardápio dos brasileiros que passaram a comer em excesso alimentos ricos em glúten como pães, biscoitos, macarrão e bolos. Hoje até queijos embutidos vem com a substância. A nutróloga Clara do Brandão, do Ministério da Saúde, alerta para a criação de uma soberania alimentar. "Mandioca, milho e arroz no lugar do trigo importado, que faz tanto mal a saúde", disse.
O corpo responde de diversas maneiras: obesidade, síndrome de resistência à insulina, deficiência de cálcio, alergias, diarréias e doenças auto-imunes . Outro nutrólogo, o João Curvo, conta que os chineses consideram o excesso de glúten sinal de má higiene interna já que o metabolismo emperra, favorecendo bactérias que gostam de calor e estagnação.
Leis que favorecem os Celíacos
- Lei 10.764, de 16/05/2003
Art. 1º Todos os alimentos industrializados deverão conter em seu rótulo e bula, obrigatoriamente, as inscrições "Contém Glúten" ou "Não contém Glúten", conforme o caso.
§ 1º A advertência deve ser impressa nos rótulos e embalagens dos produtos respectivos assim como em cartazes e materiais de divulgação em caracteres com destaque nítidos e de fácil leitura.
§ 2º As indústrias alimentícias ligadas ao setor terão o prazo de um ano a contar da publicação desta lei, para tomar as medidas necessárias ao seu cumprimento.
#FicaDica
Glúten e Caseína podem estar relacionadas com leveduras no autismo
Receitas sem gluten
Fontes: Figura 1 e Figura 2
Leis que favorecem os Celíacos
- Lei 10.764, de 16/05/2003
Art. 1º Todos os alimentos industrializados deverão conter em seu rótulo e bula, obrigatoriamente, as inscrições "Contém Glúten" ou "Não contém Glúten", conforme o caso.
§ 1º A advertência deve ser impressa nos rótulos e embalagens dos produtos respectivos assim como em cartazes e materiais de divulgação em caracteres com destaque nítidos e de fácil leitura.
§ 2º As indústrias alimentícias ligadas ao setor terão o prazo de um ano a contar da publicação desta lei, para tomar as medidas necessárias ao seu cumprimento.
#FicaDica
Glúten e Caseína podem estar relacionadas com leveduras no autismo
Receitas sem gluten
Fontes: Figura 1 e Figura 2
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Por que acreditamos em profecias finalistas?
"Quando será o fim do mundo?" Pergunta frequente logo que o filme 2012 estreou no cinema. Muitos já questionaram: Você que é bióloga, o que acha dessas previsões para o fim do mundo em 2012? Qual a opinião científica sobre este assunto?
Pergunto à vocês: O que há de ciência e de senso comum nessas profecias?
No especial Veja de 4 de novembro de 2009, o assunto abordado foi: O fim do mundo em 2012 . Um trecho da revista diz: "O ano de 2012 tornou-se o centro de gravidade do fim do mundo por uma confluência de achados proféticos. Primeiro, surgiu a tese de que a Terra será destruída com a volta do planeta Nibiru em 2012. Depois, veio à tona que o calendário dos maias, uma das esplêndidas civilizações da América Central pré-colombiana, acaba em 21 dezembro de 2012, sugerindo que se os maias, tão entendidos em astronomia, encerraram as contas dos dias e das noites nessa data é porque depois dela não haverá mais o que contar. Posteriormente, apareceram os eternos intérpretes de Nostradamus e, em seguida, vieram os especialistas em mirabolâncias geológicas e astronômicas com um vasto cardápio de catástrofes:
- devastadora tempestade solar
- e, derradeiro alinhamento planetário em que a Terra ficará no centro da Via Láctea – tudo em 2012 ou em 21 de dezembro de 2012."
No Referencial Curricular da Educação Básica da rede estadual de ensino/MS - Ensino Fundamental/Ciências o professor pode abordar o tema no 6º ano - 1º bimestre - Tema: Terra e Universo e 9º ano - 3º bimestre - Física. No Ensino Médio/Física, no 1º ano - 2º bimestre - Aplicações das Leis de Newton e 3º bimestre - Gravitação.
Se interessou pelo assunto? Leia mais:
Reflexão: Ao levarmos filmes de superprodução hollywoodiana com abordagem de temas científicos para a sala de aula, aproximamos dos estudantes a ciência ou senso comum?
Fonte da imagem: Galileu
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Links da Semana
CURIOSIDADES
Ciência versão samba: Unidos da Tijuca surpreenderam em 2004
Tento na língua
Como será a saúde de nossas crianças?
Fruta amazônica combate a cárie
Por que as bebidas alcoólicas causam ressaca?
CHARGE
Baleias e seu futuro
Método Científico ou Criacionismo
IMAGEM
Robôs Lâmpadas
A sensacional arte de fotografar em close
INTERESSANTES
Descobertos genes que permitem modificar a fragrância das flores
Cientistas encontram gene que faz pessoas envelhecerem mais rápido
Haddad defende a valorização por mérito dos professores
O senso comum 2
ETH e Brenco se unem para criar maior grupo global de etanol de cana
Iniciativa evita a reprodução illegal de livros
Aspirina pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres
POLÊMICOS
Restos do cigarro também fazem mal
Médicos esquecem objeto de 30cm no abdomen de paciente
Mito, Religião e outros cambalachos da humanidade
Terapia pode ajudar na recuperação pós-operatória de animais
Mulher acredita ter recebido a memória do doador do seu fígado ao ser transplantada
SITES/BLOGS
Vida em Rede
GAC – Grupo Agroecológico de Craibeiras
Diário de um químico digital
BANNER
TECNOLOGIA
Como otimizar a velocidade do seu site
Youtube Driver
Eles caíram na armadilha do Twitter
Participe do concurso cultural e concorra a um bafômetro digital
Aparelho usa GPS para detectar vagas de estacionamento
Microsoft apresenta função que integra o Linkedin ao Outlook 2010
PCW Extra - Evolução constante - DOWNLOAD
Google Buzz: O Gmail ficou mais social
@meioambiente
@cenedcursos
@usosustentavel
@fontesnaturais
@canaldoeducador
SUSTENTABILIDADE
Mundo Geek #4
Água será o recurso mais impactado pelas mudanças climáticas
Raios e mudanças climáticas no Brasil
Carnaval é ruim para o meio ambiente
Cartilha sobre Economia Solidária - DOWNLOAD
Revista britânica premia fotografias de aves e valoriza a biodiversidade
Faça da escola um veículo da educação para sustentabilidade
VÍDEOS
Coelho Gigante
Como o twitter foi criado
Sinfonia da Ciência
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
A difícil aceitação da língua espanhola em nosso estado
Somos um Estado com peculiaridades diversas dos outros, já que estamos cercados de países de língua espanhola, como o Paraguai e a Bolívia.
O espanhol deveria ser o idioma estrangeiro prioritário, principalmente no nosso Estado, até como um tributo aos paraguaios e boliviamos que, em grande número, transitam em nosso país e que muito colaboraram para a nossa cultura.
A lei existe, no entanto, na prática, não vem sendo cumprida como deveria: algumas escolas alegam não haver professores de espanhol, o que não condiz com a realidade, pois, no último concurso realizado no Estado, para uma única vaga, houve 65 candidatos. Professores, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Católica Dom Bosco e Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
Já é tempo de percebermos que somos América do Sul e que alguns dos nossos Estados fazem fronteira com países de língua espanhola; temos, portanto, o dever de impornos, até pelo fato da língua espanhola, também uma língua neolatina, ser bem mais fácil para como Ponta Porã, Bela Vista e Porto Murtinho, as escolas deveriam ser trilíngues, estudando o português, espanhol e o guarani, pois esta é a língua materna de domínio dos falantes do espanhol e que, em grande parte, estudam no Brasil.
Apenas em Ponta Porã e Amambai a maioria das escolas optaram pelo espanhol como língua estrangeira moderna, não sendo assim em Campo Grande e Corumbá. Até algumas escolas indígenas, por incrível que pareça, não escolheram o espanhol, quando esta deveria ser a ministrada, por ser a língua mais próxima desses povos.
A lei existe, o difícil é ser interpretada a favor do espanhol.
____________________
Mari Néli Dória
Prof.ª Mestre de Língua Espanhola
e-mail: mn.doria@hotmail.com
Fonte da Imagem: Acerto de Contas
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
A polêmica das sacolas plásticas!
Existem muitas discussões acerca da polêmica de uma possível proibição da distribuição gratuita das sacolas plásticas pelos supermercados do Mato Grosso do Sul.
Não é o momento neste post, de apontar os aspectos positivos ou negativos da utilização e de seu impacto sobre o ambiente, já que isto está mais que discutido nas mídias. Clique aqui e leia mais sobre o assunto.
A questão é que muitas pessoas são contra devido a radicalização em proibir a utilização.
O que acontece é que, como na maioria dos casos, esperou-se a problemática alcançar um extremo, para que se fizesse algo a respeito.
Acredito que a proibição não é a melhor decisão, já que existem muitos exemplos de coisas proibidas que são desrespeitadas nesta sociedade.
Existem alternativas anteriores a proibição, que não tenham sido aplicadas efetivamente:
- investimento em campanhas educativas para a diminuição do consumo insustentável;
- investimentos em cooperativas de reciclagem;
- modificação dos caminhões de lixo que hoje estão praparados para receber as sacolas com nossos dejetos para caminhões em que substituem as lixeiras das casas cheias por lixeiras vazias, como é em alguns países da Europa.
#Valeapena: Promover um júri simulado na sala de aula, onde a sacola plástica é réu, assim você pode provocar a reflexão com seus estudantes... Veja aqui como funciona a dinâmica do júri simulado..
Fonte da imagem 1: Ética natural
Fonte da imagem 2: Juliana Cassab
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
EAD - Mitos e Verdades
Em 2007, os gastos com aquisição de tecnologia, laboratórios, softwares e serviços de internet consumiram 71,8% dos investimentos das instituições. Em 2009, além do investimento em tecnologia, também houve destaque para gastos com estrutura física (aquisição de equipamentos e acervos para bibliotecas e bancos de dados). Fredic Litto, presidente da Abed e pesquisador do tema há mais de 40 anos, ressalta que só essa infraestrutura não faz uma Educaçã a distância de qualidade. "Igualmente importante é o investimento em conteúdo. Por isso, no momento de procurar uma faculdade a distância, não cabe se deslumbrar com inúmeros itens tecnológicos apresentados e achar que o curso é bom pela simples presença deles", alerta. Deve-se ficar de olho principalmente no material didático. As instituições picaretas costumam investir pouco, terceirizando essa produção, o que pode afetar de forma direta a qualidade.
# O que pensar das instituições de Ensino Superior que aderem à apostilas?
Os profesores são menos qualificados - VERDADE
Se você se refere a quem acompanha a aprendizagem, sim, é verdade. Em EAD, esse profissional, chamado tutor, tem contato direto com os alunos e é o responsável por tirar as dúvidas e avaliar a participação deles nas tarefas. O grande problema é que a formação dos tutores exigida por lei é muito baixa. Eles devem apenas ser formados na área em que vão fazer a tutoria há, pelo menos, dois anos. "Um curso só será bom e atingirá seu objetivo (fazer com que todos aprendam), quando esses profissionais forem capacitados a assumir sua função", ressalta Alda Carlini. O professor especialista (sim, ele também existe em EAD) prepara os materiais didáticos, organiza as situações de aprendizagem, constrói as propostas de trabalho e orienta as intervenções dos tutores. A formação desse profissional, na boa EAD, não deixa a dever nada à das presenciais. "As normas do MEC são claras: os docentes responsáveis pelas disciplinas do presencial também devem ser responsáveis pela modalidade dele a distância", diz Alda. "Nas avaliações de qualidade do ministério, os critérios são os mesmos, como o grau de titulação dos profissionais", completa. Dados da Abed mostram que 40% das instituições contam com mestres e doutores formados especificamente em Educação a distância e mais de 50% têm especialistas na área, além de outras titulações acadêmicas.
# Se pudéssemos qualificar os tutores online, o resultado seria positivo?
As avaliações não são difíceis - MITO
O nível de exigência das provas, que são discursivas, é o mesmo das aplicadas nas faculdades presenciais. Muitas vezes, elas se tornam ainda mais difíceis pelo acúmulo de conteúdos cobrados. Isso porquel, num curso de qualidade, o conhecimento sobre o material complementar disponível no ambiente virtual também é avaliado. Outro ponto: imagine num único dia ser testado em várias disciplinas com base no que foi visto no semestre todo? Isso ocorre porque o MEC determina que as provas devem ocorrer nos polos presenciais, sob o olhar dos tutores da turma - se fossem feitas em casa, as chances de fraude seriam enormes. Em graduação, há uma avaliação por disciplina, obrigatoriamente. Já nas especializações , são, no mínimo, duas provas escritas. Além disso, as boas instituições pedem, em média, dois trabalhos por semana - com hora limite para a postagem na rede. Por sua natureza, a EAD apresenta uma pecularidade: o meio eletrônico garante o registro de cada passo do aluno, dando destaque à avaliação processual. É possível saber quantas vezes ele entrou no ambiente virtual, o tempo passado em fóruns e chats e qual a qualidade dessa participação. "Conseguimos verificar durante as aulas se ele está aprendendo ou não. Cabe ao tutor avaliar o comportamento de cada um no ambiente virtual", explica Waldomiro Loyolla, coordenador técnico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
# É fato que os trabalhos e exercícios para os estudantes de EAD são bem mais frequentes, já que precisam recuperar o tempo em que ficam ausentes da sala de aula, mas e quando eles estão em sala? Será o nível dos questionamentos similares aos da presencial?
O diploma é fácil - MITO
Para começar, vale lembrar que o tempo de duração do curso é o mesmo que na modalidade presencial. Carlos Eduardo Bielschowsky, secretrário de Educação a distância do MEC, diz que os diplos de graduação e pós-graduação, sejam eles presenciais ou a distância, são equivalentes. "Por lei, exigimos o mesmo grau de rigorosidade em ambos". Por isso, quem acha que uma boa faculdade a distância é moleza pode acabar se frustrando com o grau de dificuldade que se apresenta e não seguir adiante. Segundo a Abed, 61,8% dos matriculados na graduação e 45% dos da pós-graduação que evadiram em 2008 alegaram como motivo não ter tido tempo para se dedicar suficientemente. O dado indica que não é nada simples dar conta do recado.
# É conhecido de todos que muitos cursistas são motivados constantemente pelos tutores. Os professores online facilitam o aprendizado desses alunos, muitas vezes estendendo o prazo das tarefas, e esses acabam realizando o mínimo necessário para as aprovações. Seria então mito ou verdade???
Quem é disperso não se dá bem - VERDADE
Não tem jeito: quem é pouco comprometido ou necessita de alguém cobrando o tempo inteiro para que estude não pode fazer uma faculdade a distância. "É necessário ter um método de estudo e um compromisso com a própria aprendizagem", acredita Bentes, da UFPR. Pesquisa da Abed com 93 pessoas que evadiram apontou como principal motivo a dificuldade de controlar o próprio tempo e se dedicar aos estudos. "A educação a distância requer leitura e interpretação de textos e ter concentração é básico para essas tarefas mesmo que o curso seja presencial", completa Bentes.
# Os estudantes do ensino regular também precisam organizar seus horários de estudo, mas é esporádico, e muitos deles somente estudam quando as provas estão agendadas. Mas é bom que utilizemos essa prática de organização no ensino presencial.
O aluno fica isolado e não interage com os colegas - MITO
Há várias razões para afirmar que a história não é bem assim. A primeira é a exigência do MEC de que sejam organizados momentos de convivência e interação entre os colegas n o polos presenciais - o que ocorre nas atividades complementares, obrigatórias por lei, como sessões de filmes, debates e encontros, e nas provas finais. As atividades em que todos devem estar online juntos, como chats e videoconferências, é outra estratégia que garante a interatividade entre a turma. Em quase 95% dos cursos credenciados, é possível debater conteúdos e trocar idéias com os colegas. "Os trabalhos semanais também costumam ser realizados em grupo e deve-se usar a rede para combinar o desenvolvimento deles e as datas de reunião", ressalta Bentes. Outro fator que contribui para a interação é que a organização é feita em turmas em quase metade das instituições. Dessa forma, durante anos, os mesmos alunos seguem juntos, o que os aproxima- como em qualquer faculdade. Por fim, as boas instituições incentivam a organização de grupos de estudo sobre temas específicos. Assim, os alunos aprofundam os conhecimentos trocando informações com os colegas.
# As turmas de EAD geralmente são numerosas e com estudantes de diversas regiões, o que muitas vezes faz com que os estudantes acessem o ambiente em horários diferentes, ocorrendo a interação somente quando exigida pelo tutor, em chats por exemplo.
#FicaDica
E pra você o que é verdade na EAD? Existem mitos?
Créditos das imagens:
Figura 1; Figura 2; Figura 3; Figura 4
# O que pensar das instituições de Ensino Superior que aderem à apostilas?
Os profesores são menos qualificados - VERDADE
Se você se refere a quem acompanha a aprendizagem, sim, é verdade. Em EAD, esse profissional, chamado tutor, tem contato direto com os alunos e é o responsável por tirar as dúvidas e avaliar a participação deles nas tarefas. O grande problema é que a formação dos tutores exigida por lei é muito baixa. Eles devem apenas ser formados na área em que vão fazer a tutoria há, pelo menos, dois anos. "Um curso só será bom e atingirá seu objetivo (fazer com que todos aprendam), quando esses profissionais forem capacitados a assumir sua função", ressalta Alda Carlini. O professor especialista (sim, ele também existe em EAD) prepara os materiais didáticos, organiza as situações de aprendizagem, constrói as propostas de trabalho e orienta as intervenções dos tutores. A formação desse profissional, na boa EAD, não deixa a dever nada à das presenciais. "As normas do MEC são claras: os docentes responsáveis pelas disciplinas do presencial também devem ser responsáveis pela modalidade dele a distância", diz Alda. "Nas avaliações de qualidade do ministério, os critérios são os mesmos, como o grau de titulação dos profissionais", completa. Dados da Abed mostram que 40% das instituições contam com mestres e doutores formados especificamente em Educação a distância e mais de 50% têm especialistas na área, além de outras titulações acadêmicas.
# Se pudéssemos qualificar os tutores online, o resultado seria positivo?
As avaliações não são difíceis - MITO
O nível de exigência das provas, que são discursivas, é o mesmo das aplicadas nas faculdades presenciais. Muitas vezes, elas se tornam ainda mais difíceis pelo acúmulo de conteúdos cobrados. Isso porquel, num curso de qualidade, o conhecimento sobre o material complementar disponível no ambiente virtual também é avaliado. Outro ponto: imagine num único dia ser testado em várias disciplinas com base no que foi visto no semestre todo? Isso ocorre porque o MEC determina que as provas devem ocorrer nos polos presenciais, sob o olhar dos tutores da turma - se fossem feitas em casa, as chances de fraude seriam enormes. Em graduação, há uma avaliação por disciplina, obrigatoriamente. Já nas especializações , são, no mínimo, duas provas escritas. Além disso, as boas instituições pedem, em média, dois trabalhos por semana - com hora limite para a postagem na rede. Por sua natureza, a EAD apresenta uma pecularidade: o meio eletrônico garante o registro de cada passo do aluno, dando destaque à avaliação processual. É possível saber quantas vezes ele entrou no ambiente virtual, o tempo passado em fóruns e chats e qual a qualidade dessa participação. "Conseguimos verificar durante as aulas se ele está aprendendo ou não. Cabe ao tutor avaliar o comportamento de cada um no ambiente virtual", explica Waldomiro Loyolla, coordenador técnico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
# É fato que os trabalhos e exercícios para os estudantes de EAD são bem mais frequentes, já que precisam recuperar o tempo em que ficam ausentes da sala de aula, mas e quando eles estão em sala? Será o nível dos questionamentos similares aos da presencial?
O diploma é fácil - MITO
Para começar, vale lembrar que o tempo de duração do curso é o mesmo que na modalidade presencial. Carlos Eduardo Bielschowsky, secretrário de Educação a distância do MEC, diz que os diplos de graduação e pós-graduação, sejam eles presenciais ou a distância, são equivalentes. "Por lei, exigimos o mesmo grau de rigorosidade em ambos". Por isso, quem acha que uma boa faculdade a distância é moleza pode acabar se frustrando com o grau de dificuldade que se apresenta e não seguir adiante. Segundo a Abed, 61,8% dos matriculados na graduação e 45% dos da pós-graduação que evadiram em 2008 alegaram como motivo não ter tido tempo para se dedicar suficientemente. O dado indica que não é nada simples dar conta do recado.
# É conhecido de todos que muitos cursistas são motivados constantemente pelos tutores. Os professores online facilitam o aprendizado desses alunos, muitas vezes estendendo o prazo das tarefas, e esses acabam realizando o mínimo necessário para as aprovações. Seria então mito ou verdade???
Quem é disperso não se dá bem - VERDADE
Não tem jeito: quem é pouco comprometido ou necessita de alguém cobrando o tempo inteiro para que estude não pode fazer uma faculdade a distância. "É necessário ter um método de estudo e um compromisso com a própria aprendizagem", acredita Bentes, da UFPR. Pesquisa da Abed com 93 pessoas que evadiram apontou como principal motivo a dificuldade de controlar o próprio tempo e se dedicar aos estudos. "A educação a distância requer leitura e interpretação de textos e ter concentração é básico para essas tarefas mesmo que o curso seja presencial", completa Bentes.
# Os estudantes do ensino regular também precisam organizar seus horários de estudo, mas é esporádico, e muitos deles somente estudam quando as provas estão agendadas. Mas é bom que utilizemos essa prática de organização no ensino presencial.
O aluno fica isolado e não interage com os colegas - MITO
Há várias razões para afirmar que a história não é bem assim. A primeira é a exigência do MEC de que sejam organizados momentos de convivência e interação entre os colegas n o polos presenciais - o que ocorre nas atividades complementares, obrigatórias por lei, como sessões de filmes, debates e encontros, e nas provas finais. As atividades em que todos devem estar online juntos, como chats e videoconferências, é outra estratégia que garante a interatividade entre a turma. Em quase 95% dos cursos credenciados, é possível debater conteúdos e trocar idéias com os colegas. "Os trabalhos semanais também costumam ser realizados em grupo e deve-se usar a rede para combinar o desenvolvimento deles e as datas de reunião", ressalta Bentes. Outro fator que contribui para a interação é que a organização é feita em turmas em quase metade das instituições. Dessa forma, durante anos, os mesmos alunos seguem juntos, o que os aproxima- como em qualquer faculdade. Por fim, as boas instituições incentivam a organização de grupos de estudo sobre temas específicos. Assim, os alunos aprofundam os conhecimentos trocando informações com os colegas.
# As turmas de EAD geralmente são numerosas e com estudantes de diversas regiões, o que muitas vezes faz com que os estudantes acessem o ambiente em horários diferentes, ocorrendo a interação somente quando exigida pelo tutor, em chats por exemplo.
#FicaDica
E pra você o que é verdade na EAD? Existem mitos?
Créditos das imagens:
Figura 1; Figura 2; Figura 3; Figura 4
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Tudo que existe no mundo real existe no mundo virtual?
No dia 09 de fevereiro foi celebrado o Dia Internacional da Internet Segura em mais de 50 países, esta iniciativa surgiu em 2003, na Europa, através da Comissão Européia a partir da rede INSAFE .
Os números de usuários no Brasil já é bastante considerável: "O Brasil fechou 2009 com um total de 66,3 milhões de internautas e segue na frente entre os países cuja população passa mais tempo na internet, com uma média de 44 horas mensais. Pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela joint venture Ibope Nielsen Online mostra que o País tem um total de 36,6 milhões de internautas ativos, ou seja, com acesso à internet tanto em residência como no trabalho. A pesquisa aponta ainda que a quantidade de brasileiros com possibilidade de conexão à internet- que frequentam locais onde o serviço é oferecido - é de 46, 8 milhões. Vale ressaltar que o instituto não calcula acessos à internet de pontos públicos e provenientes de telecentros e lan houses."
Como nós brasileiros usamos esta rede? O slogam Internet Segura é um bom tema para trabalhar com os estudantes? Como será que nossos estudantes buscam informações e mais ainda, como eles se relacionam neste 'mundo virtual'?
O Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS - Ensino Fundamental séries finais - Ciências, aborda temas que o professor poderá trabalhar com os alunos com ênfase no uso adequado da internet. Um exemplo no 7º ano - 1º Bimestre - Sexo seguro e planejamento familiar.
Quais são os dados que podemos compartilhar na rede? Fotos, endereço, nome?
Existe alguns sites que divulgam os mandamentos da internet, como esses:
1- Protegerás seu computador.
2- Jamais fornecerá senhas.
3- Ficarás atento aos endereços em que navegas.
4- Conferirás sempre seus pagamentos.
5- Terás sempre atenção no fornecimento de dados pessoais.
6- Nunca participarás de sorteios fáceis.
7- Resistirás a ofertas tentadoras.
8- Terás cuidado com programas de invasão.
9- Ficarás sempre de olho nos e-mails que recebe.
10- Em movimentações financeiras, seguirás sempre as regras para internet banking.
Assinalei o 'mandamento' 2 por causa de uma história recente que foi muito comentada nas redes sociais, principalmente no twitter. Você ouviu falar do ' Orkut Ouro '?
Veja um resumo do que aconteceu:
"Uma brincadeira criada durante uma madrugada de tédio pelo estudante gaúcho Pedro Vanzella, de 19 anos, tomou proporções inesperadas na web e pode até virar caso de Justiça.
Uma mensagem falsa sobre o lançamento de uma conta especial do Orkut circulou nesta quinta-feira (11) na internet e foi parar entre os tópicos mais comentados do Twitter. Chamado de Orkut Ouro, o suposto serviço do Google não passou de uma piada do estudante de Engenharia da Computação."...
"Ao longo do dia, depois que o assunto foi espalhado pela web, Pedro recebeu mais de cem e-mails com dados pessoais de usuários que queriam assinar o suposto serviço. "O que é alarmante. Se essas pessoas liberam a senha do Orkut, daqui a pouco estão passando a do cartão de crédito. O que era uma brincadeira acabou virando um alerta sobre segurança", analisa Pedro, que afirma ter apagado as mensagens. Orientado po um advogado, à tarde o jovem publicou pedidos de desculpas no blog e no twitter. "Foi uma brincadeira que saiu de controle, afirmou."
"O 'criador' do Orkut Ouro ainda se diz surpreso com a reação. "Eu pensei que as pessoas iriam perceber que era mentira. Nenhuma empresa pede senha desse jeito. O pedido era justamente para comprovar que era piada. Tudo era piada: o álbum no Orkut, a mensagem no blog, os tweets. Todo mundo que me segue no twitter e estava passando adiante sabia que era piada", afirma Pedro Vanzella."
Observação: vale a pena acessar o link sobre o Orkut Ouro e ler os mais de trezentos comentários. Que tal abordar essa história com seus alunos? O assunto pode gerar um bom debate.
Algumas opiniões:
"Assim como todos os criminosos, que utilizam o site para roubar informações, este cara também deve ser tratado como um, afinal, implantou uma mentira e tem que responder por ela, já que teve capacidade de tal ato, que agora inspirou um monte de pessoas para fazer a mesma coisa e roubar informações.
"O pior de tudo é saber que o errado foi o mentor da brincadeira! Erradas são as pessoas que mandam dados pessoais a alguém sem checar a procedência ou até mesmo a veracidade daquilo! Deprimente!"
"Ei, se alguém tiver, me manda um convite:
Usuário: souumtrouxa@gmail.com
Senha: babaca..."
"... quem é que me garante que a internet é 100% segura? Todos têm a impressão que é, mas nada é seguro em se tratando de mundo virtual. Contudo, muita gente tem a ilusão. E esse rapaz veio provar que além de inseguro, é fácil caírem em uma armadilha... orientação e informação nunca é demais."
Acha que o tema é interessante? Veja um exemplo de trabalho realizado com escolas européias:
Reflexão: No caso citado aqui do Orkut Ouro, existem culpados? Existe mesmo um mundo virtual e um real distintos, onde os comportamentos são diferentes? Será que a internet não é apenas um reflexo de nós mesmos?
Veja também: Internet Segura para os Pais
Fonte das Imagens: StudioViaBr ; MP de Goiás ; QGNet e EideGuimarães
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Links da semana
CURIOSIDADES
Foi uma brincadeira que saiu de controle, diz criador do Orkut Ouro
Menina é enterrada viva pela família por ‘falar com meninos’ na Turquia
Como a realidade aumentada deve pintar nas ruas?
Córrego Sóter transborda e causa alagamento na Avenida Mato Grosso
IMAGEM
31 National Geographic Photos
CHARGE
Ponto de Vista
História do aquecimento global
Cinemática
Umbigo sem fundo
Nerd
Os benefícios do Cigarro
Momento Metáfora
INTERESSANTES
Botox inibe (mesmo) emoções
10 piores profissões comuns do mundo
Ampliação da Marginal do Tietê, em São Paulo, gera debate sobre políticas urbanas de transporte
Bichos que você nunca viu na vida: Mosca Tse Tse
Câncer de mama ainda não tem a atenção que merece, apontam ONGs
Lombadas eletrônicas do Parque dos Poderes começam a multar
POLÊMICOS
Médicos se surpreendem com órgãos invertidos em indiano de 64 anos
Menina de 11 anos carrega feto da irmã nas costas
Diretora volta a trabalhar 7 horas depois de dar à luz
Magistério: prejuízo zero
10 piores profissões comuns do mundo
SITES/BLOGS
Beleza Sustentável
Sustentabilidade e Meio Ambiente
EcoDesenvolvimento
Sustentabilidade
BANNER
TECNOLOGIA
Google lança Buzz, uma mistura de Facebook com Twitter
Telemóvel com isqueiro
Adolescentes perdem interesse por blogs
Cyberbullying
Beleza Sustentável
Os Levados
MS Aqui - Notícias
MTS Notícias
eSustentável
Ecoturismo e Sustentabilidade
SUSTENTABILIDADE
Tombamento de árvore centenária gera polêmica em Dourados
Tornardo em Santa Catarina
Raio mata 8 vacas em Coxim
Vai viajar no carnaval? Veja o que fazer com seu PET
VÍDEOS
Maior anfíbio do mundo
Casa é construída com garrafas pet em cidade do RN
Programa ao vivo na internet
Publicidad que cambia com el clima
Predadores atacam ninhos
FORMSPRING.ME
Pergunte-nos
Hora da Coruja
Fonte da Imagem: Notícias de Mel
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
O Biosfera dá 'tchau' ao elemento Terra
Hoje, comunicamos aos nossos leitores, colegas e amigos que a nossa querida bióloga Vaneide encerra sua participação no Biosfera.
Apesar da tristeza em nossos corações e já calcularmos a falta que essa bióloga fará em nosso blog, e claro em nosso dia a dia, sabemos que a mudança foi inevitável.É por isso que desejamos boa sorte em sua nova fase Vaneide!!
"Trabalhar com a Vaneide foi muito gratificante. Me ensinou através de cada gesto, responsabilidade, paciência e confiança no Ser Divino. Exemplo de mulher, amiga, esposa e cristã, hoje posso dizer que sou melhor por tê-la como parceira de trabalho. Já sinto saudades, vá com a benção de Deus!"
"Conheço a Van desde 2003 e desde então uma amizade e carinho existe entre nós. Ela não foi somente uma colega de trabalho, mas com certeza foi uma GRANDE colega. Dividimos momentos de incertezas e alegrias e estivemos juntas em várias ações envolvendo Ciências e Biologia. Além de ser uma grande profissional (ética e responsável) é uma amiga maravilhosa (dócil, forte, amável). Obrigada pelos anos de convivência."
"Conheço a Van desde 2003 e desde então uma amizade e carinho existe entre nós. Ela não foi somente uma colega de trabalho, mas com certeza foi uma GRANDE colega. Dividimos momentos de incertezas e alegrias e estivemos juntas em várias ações envolvendo Ciências e Biologia. Além de ser uma grande profissional (ética e responsável) é uma amiga maravilhosa (dócil, forte, amável). Obrigada pelos anos de convivência."
"A Vaneide foi por vários momentos a nossa 'calmaria', com seu jeito delicado, doce e feminino conduzia muito bem as atividades. Sempre com falas agradáveis e Deus no coração e na vida, é sem dúvidas alguém pra se espelhar."
Releia as postagens escritas por ela: Vaneide
Releia as postagens escritas por ela: Vaneide
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
AVATAR: o longametragem que traz lições.
O filme AVATAR, acompanha a história de Jake Sully, ex-fuzileiro naval que se tornou paraplégico durante uma guerra na Terra. Após a morte de seu irmão gêmeo, Jake é o único que tem o DNA compatível para controlar a réplica artificial - conhecida como AVATAR - da raça extraterrestre NA'VI.
O avatar será utilizado para Jake conseguir se infiltrar no planeta Pandora sem ser reconhecido como humano, a fim de coletar informações necessárias para a invasão humana no planeta. O que move a trama é a ambição dos humanos (povos do céu - como são chamados pelos NA'VI) em relação ao minério unobtainium (o ouro do planeta), existente no solo do mundo dos NA'VI.
Diante de um novo mundo a sua frente e da cultura e costumes dos NA'VI, Jake se vê entre ajudar os humanos ou lutar ao lado dos extraterrestres para proteger Pandora.
Se comparado ao mundo real, há referências explícitas ao Planeta Terra (como sendo Pandora), e a destruição causada pela chegada do homem branco (os povos do céu), onde antes habitavam harmoniosamente os indígenas (no filme os NA'VI). Isto se evidencia na fala de um dos personagens NA'VI: "Eles mataram a mãe deles. Agora vão matar vocês".
A preservação de Pandora é necessária para a continuidade da vida NA'VI no planeta, bem como acontece na Terra.
Os seres do planeta Pandora, vivem em harmonia total com todos os seres. Um exemplo é demonstrado ao se alimentar de um animal, os NA'VI oram e pedem licença a sua mãe Pandora, demonstrando o respeito e compaixão para o Planeta que os sustenta.
Embora, a lição de moral que o filme passa seja evidente, algumas pessoas saem do cinema confusas, sem compreender a idéia do autor. Isso demonstra a dificuldade que as pessoas tem em aproveitar a ficção para acrescentar algo positivo em suas ações do dia-a-dia.
#Valeapena: utilizar a trama para discutir e refletir com seus alunos, filhos... o nosso modo de vida na Terra.
Será que nossas ações são sustentáveis?
É possível uma vida harmoniosa entre humanos e demais seres da Terra?
O que cada um de nós pode fazer para melhorar a convivência na nossa comunidade?
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Entenda melhor o SiSU
Para aqueles que prestaram o ENEM 2009 com a intenção de ingressar em alguma universidade e estão aguardando informações mais precisas, fiquem atentos aos meios de comunicação e o que eles informam. Preste mais atenção em informações oficiais, do que nas oficiosas.
Em 27/01/2010 foi publicado no Diário Oficial da União - Seção 1, a Portaria Normativa n. 02 de 26/01/2010, que regulamenta o Sistema de Seleção Unificada - SiSU, que é gerenciado pelo Ministério da Educação - MEC.
Esse sistema está sendo utilizado para a seleção de candidatos às vagas em cursos de graduação, disponibilizados pelas instituições públicas de Educação Superior que aderiram ao ENEM como forma de selecionar seus candidatos, tendo como base os resultados obtidos pelos participantes no referido exame de 2009.
Acessando o SiSU podemos nos informar sobre a classificação geral dos que prestaram o exame; os cursos, turnos e número de vagas ofertadas, os pesos e as notas mínimas estabelecidas pela instituição de ensino superior para cada uma das provas do ENEM, em cada curso e turno oferecido; todos os documentos necessários para a realização da matrícula do candidato; entre outras informações importantes (outra alternativa é o telefone: 0800-61-61-62).
Todos os procedimentos estabelecidos referentes à inscrição deverão ser efetuados no sistema, com exceção da matrícula, que será realizada na própria instituição de ingresso, de acordo com edital publicado pela própria universidade.
O processo seletivo do SiSU está estruturado em quatro etapas sucessivas:
1- oferta de vagas no SiSU pelas instituições participantes, as quais estarão disponibilizadas para inscrição dos candidatos;
2- inscrição no SiSU dos candidatos que tenham participado do ENEM a partir da edição referente ao ano de 2009;
3- seleção e classificação dos candidatos com base no desempenho obtido no ENEM, observados os pesos e as notas mínimas que serão eventualmente estabelecidos pelas instituições;
4- lançamento das vagas ocupadas no SiSU.
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição especificando uma única opção, a cada etapa, de instituição, curso, turno e modalidade à qual deseja concorrer, podendo alterar sua opção de vaga a cada nova inscrição, sendo considerada sempre a última modificação realizada e confirmada no sistema pelo candidato.
Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas no SiSU, para a instituição e curso para os quais se inscreveram.
Encerrada cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados na ordem decrescente das notas, na opção de vaga para a qual se inscreveram, podendo variar de acordo com os critérios utilizados pela instituição em que foi realizada a referida inscrição.
Atenção: fique atento aos prazos estabelecidos no SiSU, uma vez que a primeira data para inscrição já ocorreu (de 20/01 a 03/02). Ainda faltam mais duas etapas de inscrição para aqueles que desejarem ingressar por esse processo nas universidades.
Entre os dias 08 e 12 de fevereiro será a matrícula nas instituições de ensino.
- 2º período de inscrição será entre os dias 15/02 e 20/02, e o resultado divulgado dia 22/02.
- 3º período de inscrição está previsto para os dias 01, 02 e 03/03, com resultado divulgado no dia 05/03.
Porém, como as etapas subsequentes dependem do preenchimento das vagas oferecidas pelas universidades, sua realização pode não ocorrer nesse prazo.
Para ficar informado, não deixem de acessar o site do SiSU!
Percebemos com todas essas mudanças, que houve um grande empenho para a mudança no processo seletivo de algumas universidades, principalmente as públicas, que participam do SiSU. Essas mudanças têm a intenção de facilitar o acesso e o ingresso de todos nas universidades. Mas será que isso realmente ocorre?
Vejamos algumas situações de dúvida:
1- O estudante menos preparado continua concorrendo com aqueles mais preparados para o ingresso à universidade pública?
2- O estudante menos favorecido financeiramente continua concorrendo com aqueles mais favorecidos financeiramente, principalmente para ingresso em universidade pública?
3- E aquele estudante men os favorecido que só conseguiu classificação para estudar em local muito distante de sua residência. Será que ele terá condições de se manter em outra cidade para estudar?
O MEC, com relação ao processo seletivo para ingresso nas universidades públicas, teve a intenção de melhorar a situação, mas ainda falta infra-estrutura para que essa mudança realmente democratize o acesso a essas universidades, que deveriam ser destinadas àqueles que realmente querem estudar e não podem pagar.
Percebemos com todas essas mudanças, que houve um grande empenho para a mudança no processo seletivo de algumas universidades, principalmente as públicas, que participam do SiSU. Essas mudanças têm a intenção de facilitar o acesso e o ingresso de todos nas universidades. Mas será que isso realmente ocorre?
Vejamos algumas situações de dúvida:
1- O estudante menos preparado continua concorrendo com aqueles mais preparados para o ingresso à universidade pública?
2- O estudante menos favorecido financeiramente continua concorrendo com aqueles mais favorecidos financeiramente, principalmente para ingresso em universidade pública?
3- E aquele estudante men os favorecido que só conseguiu classificação para estudar em local muito distante de sua residência. Será que ele terá condições de se manter em outra cidade para estudar?
O MEC, com relação ao processo seletivo para ingresso nas universidades públicas, teve a intenção de melhorar a situação, mas ainda falta infra-estrutura para que essa mudança realmente democratize o acesso a essas universidades, que deveriam ser destinadas àqueles que realmente querem estudar e não podem pagar.
____________
Socióloga Fátima Carvalho
email: fatima.apc@uol.com.br
Fonte da Imagem: Cambito
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Links da Semana
CURIOSIDADES
Curiosidades do corpo humano
Pílula pode ser a solução contra o ronco
Como são feita as listras das pastas de dente
A invenção do vidro à prova de bala
As 10 mais estúpidas (não totalmente) idéias que deram certo na Web
IMAGEM
Circus Tree’s de Axel Erlandson
Baobab - Madagascar
Capela de Carvalho – Allouville Bellefosse
O alho que virou pato
A carambola virou uma serpente
O pimentão virou beija-flor e suas flores
O repolho transformou-se em um porquinho roxo
A maça virou uma coruja
O chuchu ficou engraçado com cara de sapo
O tubarão a partir do inhame
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Obesidade mórbida: problema no cromossomo 16 é segunda causa genética da doença
Cientistas comunicam-se com paciente em estado vegetativo
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Sul, Sudeste e Centro-Oesten têm recordes de calor
Riso é uma linguagem comum a todos os seres humanos
POLÊMICOS
Defensoria Pública pede que MEC prorrogue prazo de inscrição no SiSU
Quer perder peso? Suba a serra!
Todo ano há debate sobre o trote, mas nada muda
A publicidade deve ser proibida para crianças?
SITES/BLOGS
Ciensinando
Planeta do Bem
Tironas
Mimirabolantes
Escola em casa
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Livro “disfarça” seu notebook em público
Marina Silva entra no Twitter após “batismo digital”
Um tennis que “twitta” seus passos?
A evolução do hardware, o ontem e o hoje...
O avanço do Ecodesign
Como seria o mundo sem a Microsoft
Pesquisadores da comunicação no twitter
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Biodiversidade: Entre o comércio e a superstição
Embalagem de batom com sementes
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Não faz cócegas FDP
Os 10 seriados medicos mais populares da televisão
Isopor Reciclado
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