quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Internet segura...Isso existe?

Participei recentemente do Ciclo de Palestras com o tema Internet Segura e gostei muito do que foi discutido, particularmente da palestra da diretora de comunicação da SaferNet Brasil, Daniela Silva, com o tema: “Crianças e Adolescentes: a importância do uso responsável da Internet”.

Segundo Daniela, aproximadamente 70 milhões de brasileiros acessam diariamente a internet, dentre eles mais de 6 (seis) milhões são crianças/adolescentes e 68% (idade de 10 a 15 anos) acessam em lan houses. Os riscos que ela abordou no uso da internet por estas crianças e adolescentes: vício, aliciamento online, invasao de privacidade, acesso a conteúdo impróprio, sexting e ciberbullying.

Disse que no Brasil o vício ainda não é mensurado, mas que em alguns países como a China há registro de 4 (quatro) milhões de viciados e que já é um problema de saúde pública por lá.

Crianças/adolescentes não visualizam a internet como espaço público e demonstram uma subjetivação no ciberespaço, ou seja, tem uma falsa sensação de anonimato, vivenciando na internet atitudes que não teriam na vida real.

"Prevenção, educação e mobilização - o problema não é a tecnologia, não adianta proibir. Sermos educadores do internauta e não competir nem sermos especialistas em internet. Compreender e 'ficar de olho' em como as crianças/adolescentes usam as tecnologias" afirmou Daniela.

Para nós professores este assunto é muito importante, pois estamos em contato direto com crianças e adolescentes. Como podemos ajudar no combate aos crimes cibernéticos?

Daniela faz parte da Safernet Brasil, uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sem vinculação político-partidária, religiosa ou racial, fundada em 2005 que criou e mantém a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos desde 2006, é operada em parceria com o Ministério Público Federal.

A área de Prevenção da SaferNet neste portal já disponibiliza uma Cartilha com dicas de segurança e proteção, Glossário com termos indispensáveis para entender os perigos na rede, Guia de Netiqueta com orientações sobre boas maneiras nas relações virtuais e noções básicas de Direitos Humanos na Internet.

Outros textos interessantes sobre segurança na rede:
Reflexão:


2 comentários:

  1. Oi amigos,

    Estou indicando seu blog para receber o selo "Não faço parte do problema. Faço parte da solução". Passa lá no Fauna do Cerrado para pegá-lo.
    Muito importante a postagem sobre segurança na Internet! Parabéns!

    Ps: Gostaria de ver o meu banner aqui, amigos (em breve ele será melhorado!), mas ainda pode demorar um pouquinho...

    Abraços,

    Iliana Rosa

    ResponderExcluir
  2. tb estou lhes indicando o selo "não faço par..."

    está lá no blog!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails