domingo, 25 de outubro de 2009

Dificuldades do Ensino Médio


O Ensino Médio precisa superar algumas dificuldades que ultrapassam a preparação do indivíduo para o mundo do trabalho e a continuidade dos estudos. É necessário que se ofereça uma formação cidadã nos aspectos político, social, econômico e ambiental, que orientem adolescentes, jovens e adultos para realização de suas escolhas e colaborem também para que esse público sinta-se parte integrante da sociedade, desenvolvendo-se com ela.

A fragmentação do conhecimento, por meio de disciplinas, é uma dificuldade que há muito tentamos superar com a interdisciplinaridade, mas ainda caminhamos a passos lentos até mesmo por que a formação profissional docente é pautada na especificidade. Assim, a proposta de se procurar contextualizar os conhecimentos sistematizados com a relalidade tem sido esforço relevante para superar tal dificuldade.

Temos ainda o problema da falta de professores para atuar em algumas disciplinas específicas do ensino médio, bem como, a formação deficitária oferecida a esses profissionais, o que colabora ainda mais com a fragilidade nesta etapa de ensino.

Outra superação necessária, diz respeito à dificuldade de absorver as novas tecnologias de informação e de comunicação (TIC'S) voltadas para a educação, como por exemplo, o uso adequado do computador como ferramenta na prática pedagógica e outros recursos que podem ser usados como apoio ao processo de ensino e de aprendizagem.

Oferecer aos professores formações continuadas e subsídios é uma medida inevitável para o governo que deseja despontar nessa área, dada a naturalidade com a qual o mundo vem absorvendo a globalização e as novas tecnologias.

Os Estados Brasileiros estão realizando nos meses de outubro e novembro, discussões afim de elencar propostas para a Conferência Nacional de Educação, prevista para abril de 2010, em Brasília, evento de extrema relevância, uma vez que, a partir dele, novos rumos serão tomados para uma significativa mudança no quadro da educação, e espera-se que o ensino médio possa ser melhor delineado na sua função social e que haja melhoria na qualidade de ensino em todo país.


_________________
Bióloga Vaneide Araújo

Fonte Imagem: BrunaBill

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails