terça-feira, 27 de outubro de 2009

Quantos quilos você pesa?

"Vários trabalhos têm mostrado a importância de o professor conhecer e utilizar a 'ciência das crianças' dos seus alunos, formada na vida e trazida para a escola. Queremos mostrar como a 'ciência dos professores' por nós detectada em vários temas, ao ter tantos pontos em comum com a 'ciência das crianças', pode estar reforçando esta última, além de poder ser uma das causas do estado atual do ensino de ciências, que é apenas de nomenclaturas, pouco profundo e conceitualmente não paralelo à 'ciência dos cientistas'." [Queiroz, G. e Azevedo, C. A.]

Por muitas vezes escutamos crianças, adolescentes e adultos proferindo conceitos "científicos" de maneira deturpada, o que é particularmente esclarecido nesse trecho dos autores, quando apresentando a possibilidade de tal erro estar na transmissão e difusão da ciência por parte dos professores.

Um dos exemplos clássicos;
- Quantos quilos você está pesando Maria?
- 49 kg, Lívia e você?
- Ontem me pesei, e a balança mostrou 47,630 kg.

Nessa tirinha, Garfield demonstra que aprendeu os conceitos:


Nós sabemos que Peso não é Massa.
Das diferenciações mais frequentes apresento:

1) Peso de um corpo é a resultante da atração da gravidade sobre esse corpo (força) , enquanto massa de um corpo é a quantidade de matéria desse corpo. Na verdade, definir massa como quantidade de matéria não é adequado. "Quantidade de Matéria" é uma grandeza distinta, cuja unidade SI é o mol.

2) Massa é uma propriedade geral da matéria. Não muda se o corpo mudar de lugar no universo. Massa é a quantidade de matéria de um corpo. Já peso, não é uma propriedade geral da matéria. Vai depender da gravidade. Muda se um corpo mudar de lugar no universo. Peso é uma relação entre a massa e a gravidade.

3) Aula disponibilizada no Uol Educação: "Descubra as diferenças entre esses conceitos".

Qual delas é mais facilmente difundida? E a ideal?

É comum ouvirmos esse tipo de diálogo nas ruas, nas salas, nos trabalhos e em exposição de contéudos...

O que faz nós professores de ciências e biologia proferirmos esses "erros conceituais"? Seriam vícios?

Talvez, o que penso ser fundamental é apresentar os conceitos corretamente desde a Educação Infantil para que no decorrer do ensino a criança vá aperfeiçoando e assim somando definições e palavras aos conceitos já apresentados. Percebo alunos no Ensino Médio tendo que reestruturar seus pensamentos científicos, conceitos físicos e do cotidiano por que lhe foram apresentados de maneira imprópria, talvez com o intuito de facilitar a transmissão do conteúdo.

Qual sua posição acerca da confusão entre Massa e Peso?

Toda definição é válida?

Será que não são confusões como essa que banalizam o ensino de ciências, especificiamente a física? E com isso afasta nossos alunos das áreas exatas?


#FicaDica
Aula 1
Aula 2 - Portal do Professor
Vídeo - Ensino Física com Química
Animação - Peso, Massa e Gravidade

Fonte da Imagem: Ensino Física com Química

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