sábado, 10 de outubro de 2009

Arte e Ciência

Esta semana participei da 3ª Mostra Cultural dos alunos da rede estadual de ensino, e fiquei encantado com as pinturas e esculturas, fiquei pensando na relação entre Ciência e Arte e notei que estamos mais ligados que pensamos.

A proximidade entre essas disciplinas pode ser traçada de muitas formas diferentes no decorrer da história. O escultor, pintor, engenheiro e cientista Leonardo da Vinci (1452-1519) afirmava que ciência e arte completavam-se constituindo a atividade intelectual.

Uma vez que você usa uma abordagem científica na arte ou emprega um método artístico na ciência, você na prática mostra que nenhuma barreira real existe”. Quem defende essa tese é a escultora americana Rhonda Shearer. Segundo o artigo “Arte e Ciência: Imagens e Contextos”, onde diz que a convergência entre arte e ciência pode ocorrer de várias formas. Nota-se que por um lado a ciência tem inspirado a produção de obras artísticas. Por outro, cientistas utilizam arte para ilustrar as suas descobertas. Watson e Crick utilizaram a arte para materializar a estrutura química da molécula de DNA elucidada em 1953, sob a forma de uma “escultura” formada por placas e hastes de metal. Esta descoberta marcou o início de uma nova era no campo da genética. Salvador Dali, artista plástico da escola surrealista, foi contemporâneo de James Watson e Francis Crick e manteve freqüentes contatos com eles. Fascinado pela estrutura do DNA como forma básica da vida, a inseriu em uma série de obras. Dali achava que a descoberta da estrutura do DNA seria a chave para a imortalidade, significava a “prova real da existência de Deus”.

Nos professores de Ciência/Biologia utilizamos muito dessa relação, pois mostramos muitas figuras, desenhos, esquemas, fotos entre outros, além de pedirmos aos nos alunos maquetes, modelos e moldes. Será que percebemos essa relação? Será que não seria interessante trabalharmos a tão falada e pouco utilizada interdisciplinaridade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails