quarta-feira, 7 de outubro de 2009

As e-farsas no contexto escolar

O que você faz quando recebe uma corrente por e-mail? Essa pergunta faz parte da enquete do E-farsas.com um site especializado em desvendar e-farsas da internet.

Você sabe o que são e-farsas/lendas da internet/hoax?

Mesmo se você desconhece os termos acima, com certeza já recebeu alguma e-farsa, já que alguns e-mails circulam há anos e outros são mais recentes. Um bem atual é sobre a Gripe A, no qual a vacina é chamada de 'assassina' , você recebeu este e-mail? O que fez com ele?

Outro bem conhecido dos internautas fala sobre um rato que foi encontrado dentro de um sorvete do Mac Donalds, verdade ou mentira? E tem também a história do livro que circula nas escolas dos Estados Unidos, com um mapa onde a Amazônia não é mais chamada por este nome, sendo agora denominada FINRAF...Você conhece essas correntes? Poderíamos ficar horas falando sobre o assunto...ET morto no Panamá, misturar cerveja com limão mata, e por aí vai...

As e-farsas são sempre falsas ou podem ser verdadeiras?

Se você quiser saber mais, assista aqui dois vídeos interessantes:
E leia os textos:
Reflexão: Por que é importante conhecer sobre esse assunto? O aluno quando realiza pesquisas, sabe 'filtrar' essas informações? Quais e-farsas/lendas/hoax que podemos contextualizar com nossos conteúdos?

Imagem do post: Segredos da Informática

Um comentário:

  1. Eu sou odiada (exagerada) por meus amigos pq desminto com links destes sites todos os hoaxes que chegam.

    É um fenômeno, né?

    Ninguém aceita ser desmentido, seja em "particular" ou radicalizando ao clicar no "Responder para todos", eles simplesmente não passam o desmentido adiante continuam repassando as mentiras.

    Recentemente chegou o da menina Natalie que receberá R$0,05 da AOL por e-mail repassada. Fiquei impressionada com a lista de e-mails das mensagens anteriores. Muitos endereços coorporativos!

    Outro fenômeno que acontece com quem desmente, como eu, é que a gente passa a ser fonte de consulta. Eles nos enviam pra saber se é verdade, não se dão ao trabalho de pesquisar.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails