segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Conceitos Físicos e a Economia de Combustível

É certo que o preço do combústivel está alto. O que ocasiona um leve desconforto nos motoristas, e uma incessante busca na redução de gastos. Ouvi algumas frases como: "não uso o ar condicionado todo dia porque gasta muita gasolina" ou "com a janela aberta é bom porque sinto o vento no rosto".


Mas se formos analisar essa situação de acordo com alguns conceitos físicos encontraremos possíveis soluções...

Em estradas federais, onde não há redução de velocidade com grande frequência e também não há paradas, é aconselhável o uso do ar condicionado, já que com as janelas abertas a força de arrasto será maior. Aquela agradável sensação do vento no rosto têm suas desvantagens, pois o vento se espalhará no interior do automóvel e exigirá mais trabalho do motor, que em outras palavras significa mais combustível sendo utilizado.


Mas quando estamos dirigindo em ruas, dentro de cidades, onde a velocidade não é tão alta podemos usar como estratégia de economia as janelas abertas porque o ar condicionado força muito a bateria.

Agora se você, como eu, mora em uma cidade com temperaturas elevadas, e precisa do ar condicionado, uma solução é antes de ligar o ar condicionado, deixar as janelas abertas para que o ar circule, após uns minutos fechar as janelas e ligar a ventilação e posteriormente a refrigeração. Desta forma, estaremos forçando gradativamente o motor.


#FicaDica

Apresentar assuntos considerados complexos pelos alunos de uma maneira diferenciada pode ser a saída para uma melhor aprendizagem. A Física é vista por muitos como algo ruim. Incorporando esses conceitos no dia-a-dia faz com que o aluno perceba a necessidade do conhecimento, provocando resultados positivos.

Um bom artigo: A Física do Automóvel

Imagens : AmilcarAmaral AutoEntusiasta

Um comentário:

  1. Adicionei o banner do 'Biosfera' ao 'Bio na Web'!
    Parabéns pelo excelente blog!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails