terça-feira, 13 de outubro de 2009

E agora? Não tenho tempo!

"15 minutos... 15 horas... Numa sala de cirurgia os melhores cirurgiões fazem o tempo voar. Fora da sala de cirurgia porém, o tempo tem prazer em nos espizinhar. Mesmo no mais forte de nós ele parece pregar peças, indo mais devagar... assombrando... até congelar nos deixando preso no momento... incapazes de seguir numa direção ou na outra." (Grey's Anatomy)

É comum dizermos que não temos tempo! Que o dia bem que poderia ter mais que 24 horas, trabalhamos tanto e quase sempre algo ainda será resolvido no dia seguinte...

Você também têm a sensação que o tempo está acelerado? Que as horas "voam"?! Ouço com frequência, no trabalho, as pessoas dizendo: já é final do ano, o ano passou e nem percebi, logo é natal... entre outras tantas frases de espanto.

Resolvi então publicar algumas definições e/ou conceitos de Tempo.

Regiliosidade
O tempo para Deus é diferente e aparentemente não corresponde diretamente ao tempo humano. (2 Pedro 3:8)

Mil anos diante de Vós são como o dia de ontem que se foi ou como uma vigília da noite. (Salmos 90:4)

A eternidade de Deus significa que ele transcende a todas as limitações de tempo.

Ciência
O conceito que a ciência tem do tempo sofreu várias mudanças ao longo da história. Podemos dizer que a primeira grande teoria é a que se denomina habitualmente de física clássica, e que Isaac Newton enunciou no seu livro "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica".

Nela, o tempo é determinado pela relação entre a velocidade e o espaço percorrido.
Na escola, aprendemos isso sob a fórmula: v = e / t

Isso faz nos pensar que o tempo é uma magnitude absoluta, isto é, o tempo utilizado a completar uma viagem será o mesmo independentemente do observador que o meça.

Para Albert Einstein tempo não é absoluto, mas sim relativo e dependente do observador. Na sua teoria da relatividade dizia que há uma constante universal que é a velocidade da luz, a qual se mantém invariável. Por fim, ele afirmou que o espaço e o tempo estão intimamente ligados, e a gravidade tem uma influência direta no tempo.

Cultura
Nossa noção de tempo não está ligada apenas ao nosso íntimo – o tempo psicológico –, mas está relacionada também à cultura e à sociedade em que estamos inseridos. Percebemos sua passagem também a partir dos pontos de referência demarcados por outras pessoas. Esses pontos de referência evoluíram muito desde o início da humanidade. O tempo tem, portanto, uma história.

É por isso que devemos fugir da rotina, já que esta acelera o tempo. Como? Realizando as mesmas atividades, nos mesmos horários, você tende a entender, e o seu cérebro juntamente, que já fez tais "obrigações" e assim não percebe o tempo passar. Fazemos tudo tão mecanicamente que ao pararmos e notarmos o horário, ufa! Chegou a hora de ir...

Tchau hein... te espero na próxima postagem...

#FicaDica

Um Novo Tempo: Ciência Hoje

Fonte da Imagem: InforSide

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails