terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dois paradigmas na educação

Recebi estas duas imagens em um e-mail, achei interessante postar aqui, pois acredito que elas retratam bem o momento em que passamos e que tem gerado muitos debates.

Analise...

Sala de aula unidirecional (um - todos)

Sala de Aula interativa (todos - todos)


Reflexão: "Fazer educação online não é o mesmo que fazer educação presencial ou a distância via suportes tradicionais. Isso exige metodologia própria que pode, inclusive, inspirar mudanças profundas no modelo de transmissão que prevalece na sala de aula presencial 'infopobre'.

Esse trecho é do texto citado acima. Você concorda? Qual a relação entre as imagens e sua atividade em sala de aula? Como está hoje a relação professor-aluno nas escolas da rede pública, ou mesmo privada?

Veja melhor a imagem no texto: Professor online em sintonia com a cibercultura, com o hipertexto e com a interatividade.

3 comentários:

  1. Ana, na minha faculdade (privada) algumas aulas eram on line e a gente tinha certa dificuldade, pois nem sempre conseguiamos manter a atenção focada já que a internet nos leva à inúmeras distrações. E outro fato é que alguns alunos não tinham acesso à internet e era uma discussão: esses alunos tinham que se dirigir até a faculdade para acessar a aula através da sala de informática da faculdade - ou seja, ele tinham que ir à faculdade mesmo sem ter o professor presente na sala de aula.
    Eu acho muito viável pois a internet é a cada dia uma realidade presente na vida de nossos alunos, cabe à escola oferecer os recursos cabíveis para administrar essas aulas. No meu caso, a faculdade oferecia um espaço virtual onde todos os alunos entravam em determinado horário para realizar as tarefas propostas. Eu gostava e achei que deu certo, apesar de algumas falhas.
    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de estarmos no século 21, as tecnologias avançadas. ainda acho que o calor humano, relação professor aluno é muito válido, o calor humano, mesmo com as dificuldades que enfrentamos com os alunos. Mas a troca de opiniões e atividades dentro de uma sala de aula é muito gostoso, quando se consegue. Não estou com isso descartando a tecnoçogia que nos leva tb a troca de opiniões diversas e a uma viagem longa e interessante.

    ResponderExcluir
  3. Faço 3 cursos a distância e concordo com a Cíntia sobre as distrações oferecidas pela internet. a educação a distância é muito boa para especializações e cursos de extensão. acredito que para cursos de graduação e mestrado ainda não é bem vista pelos empregadores, a chance de perder a vaga para um candidato com graduação presencial ainda é grande. Mas para aquisição de novos conhecimentos, para especializar em determinados assuntos vale a pena.
    PARABÉNS PROFESSORES

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails