sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tecnologia na sala de aula

"Chamar as crianças e os adolescentes de nativos digitais já se transformou num lugar comum. De fato, eles têm intimidade com os computadores, além de interesse em navegar pela internet. Essa é uma característica que deve ser aproveitada pelo professor para trabalhar os conteúdos de currículos da alfabetização ao 9º ano. Ao mesmo tempo que existe a necessidade (e a vontade) de incorporar as tecnologias no processo de ensino aprendizagem, surge a dúvida: como fazer isso no cotidiano?"

A revista Nova Escola de dezembro de 2009, publicou um levantamento indicando que as escolas públicas de capitais brasileiras têm computadores. O desafio está em usá-los a serviço da aprendizagem (Mato Grosso do Sul não participou desta pesquisa).

Veja alguns dados:
  • 98% das escolas têm computadores (nas capitais pesquisadas);
  • 83% das instituições possuem acesso à banda larga;
  • Apenas 35% das instituições de ensino espalhadas nos municípios (do interior) têm acesso à internet;
  • Apesar de 29% das escolas terem participado de ormação em TICs nos últimos 12 meses, a maioria considera os cursos pouco úteis para o dia a dia em sala de aula;
  • 56% dos entrevistados consideram que sua formação inicial não os preparou para inserir recursos tecnológicos nas aulas;
  • 94% que inserem o recurso em seu projeto pedagógico fazem um uso pedagógico mais avançado, como a criação de sites e blogs;
  • 67% dos casos, os que consideram as tecnlogias no roteiro das aulas elaboram atividades mais interessantes.
Considerando estes dados e analisando sua experiência em sala de aula, afirmaria que os dados são pertinentes à Mato Grosso do Sul? Você desenvolve atividades usando tecnologias?

O blog Biosfera MS tem um espaço para divulgação de trabalhos onde o professor promove sua escola. Quer participar? Basta acessar: Publique seu trabalho e promova sua escola

Encontrei algumas dicas que podem ser interessantes: Nove dicas para usar bem a tecnologia

O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.


O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.



Links interessantes sobre o assunto:


Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula

Aula: a importância da tecnologia

A conexão que faz a diferença

Entrevista: Educação e Tecnologia

Novas Tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora


Fonte da Imagem:Micro Campo e Veja

2 comentários:

  1. Boa postagem, parabéns!!
    Um grande abraço, :)
    Suziley.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post !!! já estou seguindo seu blog!. siga meu >>> www.bideyks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails