sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A difícil aceitação da língua espanhola em nosso estado

Somos um Estado com peculiaridades diversas dos outros, já que estamos cercados de países de língua espanhola, como o Paraguai e a Bolívia.

O espanhol deveria ser o idioma estrangeiro prioritário, principalmente no nosso Estado, até como um tributo aos paraguaios e boliviamos que, em grande número, transitam em nosso país e que muito colaboraram para a nossa cultura.

A lei existe, no entanto, na prática, não vem sendo cumprida como deveria: algumas escolas alegam não haver professores de espanhol, o que não condiz com a realidade, pois, no último concurso realizado no Estado, para uma única vaga, houve 65 candidatos. Professores, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Católica Dom Bosco e Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Já é tempo de percebermos que somos América do Sul e que alguns dos nossos Estados fazem fronteira com países de língua espanhola; temos, portanto, o dever de impornos, até pelo fato da língua espanhola, também uma língua neolatina, ser bem mais fácil para como Ponta Porã, Bela Vista e Porto Murtinho, as escolas deveriam ser trilíngues, estudando o português, espanhol e o guarani, pois esta é a língua materna de domínio dos falantes do espanhol e que, em grande parte, estudam no Brasil.

Apenas em Ponta Porã e Amambai a maioria das escolas optaram pelo espanhol como língua estrangeira moderna, não sendo assim em Campo Grande e Corumbá. Até algumas escolas indígenas, por incrível que pareça, não escolheram o espanhol, quando esta deveria ser a ministrada, por ser a língua mais próxima desses povos.

A lei existe, o difícil é ser interpretada a favor do espanhol.

____________________
Mari Néli Dória
Prof.ª Mestre de Língua Espanhola
e-mail: mn.doria@hotmail.com


Fonte da Imagem: Acerto de Contas

4 comentários:

  1. Oi povooo


    mto espuleta para falar sério...

    então deixa eu aqui quietinha lendo

    bjinhus

    Lelli
    li tudo só não comentooo agora!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, pessoal do BiOsfera:
    Realmente, o espanhol deveria ser o idioma preponderante no nosso Estado do MS.
    Um grade abraço,
    Suziley.

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Não concordo com a afirmação que a língua espanhola é de difícil aceitação em Mato Grosso do Sul! Vocês todos responsáveis pelo blog e a dita Mestra que assina o post nasceram e se criaram aí?
    O Sul matogrossense legítimo ou melhor o nato convive diariamente tanto com a língua espanhola como com o dialeto guarani, agora (não moro mais aí, sou de mato grosso do sul mas moro em Fortaleza CE) nota que nos últimos dez anos para cada nativo existem até 3 oriundos de outros estados (gaúchos, paranaenses e outros) talvez isso explique um pouco alguns modismos que constatei aí em 2006 na minha última visita(trocaram a música sertaneja legítima pelo pagode de mau gosto e a música sertanojo!)Seria melhor reavaliar antropologicamente a tal pesquisa(ei o governador é do paraná!)

    ResponderExcluir
  4. SEULLUNGA...

    A discussão sobre a aceitação do Espanhol não se refere à população em geral, mas sim especificamente no ambiente escolar, já que muitas das nossas escolas defendem a Língua Inglesa.

    "A lei existe, no entanto, na prática, não vem sendo cumprida como deveria."

    "até pelo fato da língua espanhola, também uma língua neolatina, ser bem mais fácil para como Ponta Porã, Bela Vista e Porto Murtinho, as escolas deveriam ser trilíngues..."

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails