quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Por que acreditamos em profecias finalistas?

"Quando será o fim do mundo?" Pergunta frequente logo que o filme 2012 estreou no cinema. Muitos já questionaram: Você que é bióloga, o que acha dessas previsões para o fim do mundo em 2012? Qual a opinião científica sobre este assunto?

Pergunto à vocês: O que há de ciência e de senso comum nessas profecias?

No especial Veja de 4 de novembro de 2009, o assunto abordado foi: O fim do mundo em 2012 . Um trecho da revista diz: "O ano de 2012 tornou-se o centro de gravidade do fim do mundo por uma confluência de achados proféticos. Primeiro, surgiu a tese de que a Terra será destruída com a volta do planeta Nibiru em 2012. Depois, veio à tona que o calendário dos maias, uma das esplêndidas civilizações da América Central pré-colombiana, acaba em 21 dezembro de 2012, sugerindo que se os maias, tão entendidos em astronomia, encerraram as contas dos dias e das noites nessa data é porque depois dela não haverá mais o que contar. Posteriormente, apareceram os eternos intérpretes de Nostradamus e, em seguida, vieram os especialistas em mirabolâncias geológicas e astronômicas com um vasto cardápio de catástrofes:
  • devastadora tempestade solar
  • e, derradeiro alinhamento planetário em que a Terra ficará no centro da Via Láctea – tudo em 2012 ou em 21 de dezembro de 2012."
Divergências quanto à questão da mudança do eixo? É possível uma reversão do campo magnético da Terra? Que tal realizar uma pesquisa com alunos ou uma discussão sobre o assunto?

No Referencial Curricular da Educação Básica da rede estadual de ensino/MS - Ensino Fundamental/Ciências o professor pode abordar o tema no 6º ano - 1º bimestre - Tema: Terra e Universo e 9º ano - 3º bimestre - Física. No Ensino Médio/Física, no 1º ano - 2º bimestre - Aplicações das Leis de Newton e 3º bimestre - Gravitação.

Se interessou pelo assunto? Leia mais:

Reflexão: Ao levarmos filmes de superprodução hollywoodiana com abordagem de temas científicos para a sala de aula, aproximamos dos estudantes a ciência ou senso comum?

Fonte da imagem: Galileu

2 comentários:

  1. Parabéns pessoal pela iniciativa, análise, reflexão e inserção de tal atividade junto aos nossos alunos! Um grande abraço,
    Suziley.

    ResponderExcluir
  2. Todas as Catastrofes acima sao no minimo duvidosas
    pq todas convergem para 2012???

    a Terra ja mudou seu eixo de rotaçao outras vezes (com o Tsunami que atingiu grande parte da Asia de Monçoes ela saiu alguns cm do seu eixo ) e inclusive o polo norte em um passado remoto ja foi polo sul...

    Quanto as duas possibilidades acima ou a fenomenos Geologicos ate e plausivel...
    mas a chegada de um outro planeta, apocalipse mais e Nostradamus...
    parecem balelas para assustar a populaçao que ja sofre com problemas mais tangiveis

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails