quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

AVATAR: o longametragem que traz lições.



O filme AVATAR, acompanha a história de Jake Sully, ex-fuzileiro naval que se tornou paraplégico durante uma guerra na Terra. Após a morte de seu irmão gêmeo, Jake é o único que tem o DNA compatível para controlar a réplica artificial - conhecida como AVATAR - da raça extraterrestre NA'VI.

O avatar será utilizado para Jake conseguir se infiltrar no planeta Pandora sem ser reconhecido como humano, a fim de coletar informações necessárias para a invasão humana no planeta. O que move a trama é a ambição dos humanos (povos do céu - como são chamados pelos NA'VI) em relação ao minério unobtainium (o ouro do planeta), existente no solo do mundo dos NA'VI.

Diante de um novo mundo a sua frente e da cultura e costumes dos NA'VI, Jake se vê entre ajudar os humanos ou lutar ao lado dos extraterrestres para proteger Pandora.

Se comparado ao mundo real, há referências explícitas ao Planeta Terra (como sendo Pandora), e a destruição causada pela chegada do homem branco (os povos do céu), onde antes habitavam harmoniosamente os indígenas (no filme os NA'VI). Isto se evidencia na fala de um dos personagens NA'VI: "Eles mataram a mãe deles. Agora vão matar vocês".

A preservação de Pandora é necessária para a continuidade da vida NA'VI no planeta, bem como acontece na Terra.

Os seres do planeta Pandora, vivem em harmonia total com todos os seres. Um exemplo é demonstrado ao se alimentar de um animal, os NA'VI oram e pedem licença a sua mãe Pandora, demonstrando o respeito e compaixão para o Planeta que os sustenta.

Embora, a lição de moral que o filme passa seja evidente, algumas pessoas saem do cinema confusas, sem compreender a idéia do autor. Isso demonstra a dificuldade que as pessoas tem em aproveitar a ficção para acrescentar algo positivo em suas ações do dia-a-dia.

#Valeapena: utilizar a trama para discutir e refletir com seus alunos, filhos... o nosso modo de vida na Terra.

Será que nossas ações são sustentáveis?

É possível uma vida harmoniosa entre humanos e demais seres da Terra?

O que cada um de nós pode fazer para melhorar a convivência na nossa comunidade?


Fonte da imagem: Cine Pop

3 comentários:

  1. adorei o diálogo sala de aula - filme. perfeito!
    eu ainda não vi o filmeee... quero muito ver!

    abçs galera!

    ResponderExcluir
  2. Oi, pessoal do Biosfera:
    Realmente, "Avatar", é um filme que traz muitas lições de vida. O canadense James Cameron foi espetacular! É a ficção científica provocando a reflexão. Também gostei muito do filme. Já até escrevi a respeito no texto: "Novo olhar...Avatar". Parabéns pela utilização do filme no processo de aprendizagem!
    Um abraço, :)
    Suziley.

    ResponderExcluir
  3. Excelente filme.
    No meio da sessão pude lembrar de várias referências interessantes. Dentre estas o planeta Pandora se comportar como um organismo vivo, exatamente como a Teoria da Gaia de James Lovelock.
    O respeito que os Na'Vi tem pelo planeta e por todos os seres que o habitam é fenomenal.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails