quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A polêmica das sacolas plásticas!

Existem muitas discussões acerca da polêmica de uma possível proibição da distribuição gratuita das sacolas plásticas pelos supermercados do Mato Grosso do Sul.

Não é o momento neste post, de apontar os aspectos positivos ou negativos da utilização e de seu impacto sobre o ambiente, já que isto está mais que discutido nas mídias. Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

A questão é que muitas pessoas são contra devido a radicalização em proibir a utilização.

O que acontece é que, como na maioria dos casos, esperou-se a problemática alcançar um extremo, para que se fizesse algo a respeito.

Acredito que a proibição não é a melhor decisão, já que existem muitos exemplos de coisas proibidas que são desrespeitadas nesta sociedade.

Existem alternativas anteriores a proibição, que não tenham sido aplicadas efetivamente:
  • investimento em campanhas educativas para a diminuição do consumo insustentável;
  • investimentos em cooperativas de reciclagem;
  • modificação dos caminhões de lixo que hoje estão praparados para receber as sacolas com nossos dejetos para caminhões em que substituem as lixeiras das casas cheias por lixeiras vazias, como é em alguns países da Europa.

#Valeapena: Promover um júri simulado na sala de aula, onde a sacola plástica é réu, assim você pode provocar a reflexão com seus estudantes... Veja aqui como funciona a dinâmica do júri simulado..

Fonte da imagem 1: Ética natural
Fonte da imagem 2: Juliana Cassab

3 comentários:

  1. Esse assunto ainda vai gerar muita discussão. Excelente blog, parabéns!
    Tenho um post no meu blog sobre os plásticos oxibiodegradáveis, que podem ser uma alternativa. Dá uma olhada! http://inovacaoemmateriais.blogspot.com/2009/12/discussao-respeito-dos-plasticos-oxi.html

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Pior de tudo são grandes empresas como McDonald's darem 2 lenços de papel em uma sacola plástica. Verdadeiro absurdo isso. Por que não entregar o lenço sem o plástico de uma vez?

    ResponderExcluir
  3. Olá meninos, então eu já tinha levantado essa questão a uns dias atrás e percebi que a maior preocupação dos consumidores é que agora terão que comprar sacos de lixo, já que antes usavam as sacolas plásticas, o problema fica no valor elevado desses produtos principalmente em se tratando do biodegradável. Como sugeri, as empresas fornecedoras precisam se comprometer com a causa ecológica e diminiur os preços.

    Beijooo,
    Val
    www.twitter.com/andoECOando

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails