segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O formspring.me como ferramenta de interação ou apenas um caderno virtual de enquetes?

Se você é um usuário de twitter com certeza conhece o Formspring.me . Ferramenta controversa nas redes sociais mas que está em 'alta' no momento. Alguns amam e outros odeiam, mas todos conhecem. E você já usou ou leu algo sobre?

Segundo o blog Vírgula o formspring é um caderno de enquetes virtuais ou um formulário social cuja ideia é a seguinte: perguntar qualquer coisa para quem tiver um perfil dentro do serviço. Já o blog Interney afirma que o "formspring.me consegue reunir narcisistas e anônimos". E você o que acha dessa ferramenta?

"...já vi perguntas/respostas muito interessantes, sobre assuntos profissionais e de interesse público, mas – pelo menos por enquanto – a maioria das perguntas é relacionada a intimidade ou com algum toque de humor (eu mesmo fiz várias perguntas-piadinhas).

Ainda é difícil apontar a verdadeira função do serviço, que pode ser um prático canal direto de empresas/profissionais com seus clientes, até uma versão moderna daqueles caderninhos de perguntas e respostas das épocas do colégio." ( Blog do Edu )

E qual a possibilidade de uso dessa ferramenta em sala de aula? Lembrando que o aluno poderá postar perguntas anonimamente sem a necessidade de criar uma conta, o que facilita seu uso, segue alguns exemplos de aulas:

  • Que tal usar a Sala de Tecnologia após a exposição sobre determinado conteúdo? Peça aos alunos para postarem perguntas, no Formspring.me, referentes ao assunto abordado e inicie uma discussão sobre o tema;
  • Tira dúvidas (exercícios extra sala): os estudantes elaboram questões/dúvidas sobre o assunto abordado em sala de aula e as mesmas poderão ser respondidas: 1)pelo professor de forma interativa com os alunos, 2)pelos alunos em grupos.
As atividades sugeridas acima, são apenas ideias de como utilizar esta ferramenta. Se você elaborou uma aula interessante utilizando o Formspring.me, que tal enviar-nos para divulgação no blog? Não sabe como? Basta acessar a postagem: Divulgue seu trabalho

Já existem alguns perfis interessantes que usam o formspring:
Governo de São Paulo
ScienceBlogs Brasil

Se você curtiu a ideia, siga o passo a passo no blog Quinta Categoria . Nós aderimos ao 'movimento' e também temos nossa conta: Biosferams Quer interagir com o grupo? Envie-nos perguntas!.

#Reflexão: Será que o Formspring.me não passa de uma modinha?

Fonte da imagem: Blog do Edu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails