sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sedução da Imagem

Nossa rotina nos faz selecionar o que vemos para não desperdiçar nosso tempo. Geralmente, menosprezamos 0 que consideramos de pouco valor, para que assim realizemos as atividades diárias... Porém, com o olhar já seletivo, perdemos os detalhes e as riquezas existentes no que está próximo.

Acreditando nisso, sugerimos um exercício para saber se nossos leitores estão ou não com os olhares seduzidos.

Situação-problema

Local: Trabalho
Horário: 8h
Problema: Você entra atrasado na sala em que trabalha, seu chefe já está lá. Decide então dizer um Bom Dia, arrasta a cadeira e senta, ao virar-se para a direita, percebe um objeto novo em cima da mesa. O objeto em questão é o da imagem.
Então você diz... (??)

Termine nossa história!!

#FicaDica


"Desse modo, faz-se necessário auxiliar o professor no processo de compreensão da leitura audiovisual, pois, se as imagens forem adequadamente utilizadas no âmbito da educação ambiental, poderão servir como instrumento eficaz para início de uma relfexão sobre os problemas socieais e ambientais globais e não fragmentados, cabendo ao professor o desafio de estimular os níveis de consciência de seus alunos (Chauí, 1996)." Extraído do artigo "A seducação da imagem - um processo de sensibilização na educação ambiental sob o prisma da pesquisação" por Francisco González.

4 comentários:

  1. Pode-se interpretar de várias maneiras, tais como: Seu chefe acha que você vive no seu mundo de natureza, e precisa de idéias para produzir mais. Ou ainda que você precisa parar de ficar sentado no escritório, ter idéias para tentar mudar seu meio ambiente e a cabeça das pessoas ao seu redor. Todas as alternativas vão fazer bem para você e para seu ambiente de trabalho. O aquecimento global esta aí....consequentemente as alterações climáticas então mexa-se e mãos a obra. O que vocês tem feito para Preservar o Meio Ambiente? Pensa nisso!

    ResponderExcluir
  2. "-Que interessante...alguém deixou este objeto muito instigante, aqui, em minha mesa de trabalho. Puxa, num primeiro momento, podemos perceber que nesta nossa correria maluca em que vivemos, acabamos por fazer da natureza, do meio ambiente, prisioneiros dos nossos abusos. Assim como este pouco de terra e verde dentro de uma lâmpada. Mas, depois, num segundo olhar, observando melhor, podemos perceber, também, e, principalmente, que o verde que existe dentro da lâmpada, ainda está verde e jovem, parece que com nossa ajuda vai sobreviver e nos encantar. Não sei que colocou tal objeto, aí, mas gostei muito e agradeço. Pois a cada vez que olhá-lo, mesmo na correria contra o tempo (pois estou atrasada), lembrarei-me que faço parte deste meio ambiente e que sou responsável pela "redoma" ou pela preservação da vida em todas as suas dimensões...Obrigada e um eco bom dia para você minha Chefe"...Eis, aí, o final da história, na nossa versão. Muito interessante esse recurso, interessante e inteligente o que ensina a Marilena Chauí, filósofa paulistana. Gostei. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se você gostaria de fazer uma parceria com Animal em Risco (www.animalemrisco.blogspot.com). Se você aceitar peço que entre em contato com o e-mail:
    animalemrisco@hotmail.com

    Obrigado,

    Att

    Allan - Animal em Risco

    ResponderExcluir
  4. Eu diga BOM DIA CHEFE como planejei inicialmente. kkkkkkkkkkkkkkkkkk boa sacada a galera dos comentarios escreveu textos imensos e não entenderam o teste.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails