quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Entenda melhor o SiSU

Para aqueles que prestaram o ENEM 2009 com a intenção de ingressar em alguma universidade e estão aguardando informações mais precisas, fiquem atentos aos meios de comunicação e o que eles informam. Preste mais atenção em informações oficiais, do que nas oficiosas.

Em 27/01/2010 foi publicado no Diário Oficial da União - Seção 1, a Portaria Normativa n. 02 de 26/01/2010, que regulamenta o Sistema de Seleção Unificada - SiSU, que é gerenciado pelo Ministério da Educação - MEC.

Esse sistema está sendo utilizado para a seleção de candidatos às vagas em cursos de graduação, disponibilizados pelas instituições públicas de Educação Superior que aderiram ao ENEM como forma de selecionar seus candidatos, tendo como base os resultados obtidos pelos participantes no referido exame de 2009.

Acessando o SiSU podemos nos informar sobre a classificação geral dos que prestaram o exame; os cursos, turnos e número de vagas ofertadas, os pesos e as notas mínimas estabelecidas pela instituição de ensino superior para cada uma das provas do ENEM, em cada curso e turno oferecido; todos os documentos necessários para a realização da matrícula do candidato; entre outras informações importantes (outra alternativa é o telefone: 0800-61-61-62).

Todos os procedimentos estabelecidos referentes à inscrição deverão ser efetuados no sistema, com exceção da matrícula, que será realizada na própria instituição de ingresso, de acordo com edital publicado pela própria universidade.

O processo seletivo do SiSU está estruturado em quatro etapas sucessivas:
1- oferta de vagas no SiSU pelas instituições participantes, as quais estarão disponibilizadas para inscrição dos candidatos;
2- inscrição no SiSU dos candidatos que tenham participado do ENEM a partir da edição referente ao ano de 2009;
3- seleção e classificação dos candidatos com base no desempenho obtido no ENEM, observados os pesos e as notas mínimas que serão eventualmente estabelecidos pelas instituições;
4- lançamento das vagas ocupadas no SiSU.

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição especificando uma única opção, a cada etapa, de instituição, curso, turno e modalidade à qual deseja concorrer, podendo alterar sua opção de vaga a cada nova inscrição, sendo considerada sempre a última modificação realizada e confirmada no sistema pelo candidato.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas no SiSU, para a instituição e curso para os quais se inscreveram.

Encerrada cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados na ordem decrescente das notas, na opção de vaga para a qual se inscreveram, podendo variar de acordo com os critérios utilizados pela instituição em que foi realizada a referida inscrição.

Atenção: fique atento aos prazos estabelecidos no SiSU, uma vez que a primeira data para inscrição já ocorreu (de 20/01 a 03/02). Ainda faltam mais duas etapas de inscrição para aqueles que desejarem ingressar por esse processo nas universidades.

Entre os dias 08 e 12 de fevereiro será a matrícula nas instituições de ensino.
  • 2º período de inscrição será entre os dias 15/02 e 20/02, e o resultado divulgado dia 22/02.
  • 3º período de inscrição está previsto para os dias 01, 02 e 03/03, com resultado divulgado no dia 05/03.

Porém, como as etapas subsequentes dependem do preenchimento das vagas oferecidas pelas universidades, sua realização pode não ocorrer nesse prazo.
Para ficar informado, não deixem de acessar o site do SiSU!

Percebemos com todas essas mudanças, que houve um grande empenho para a mudança no processo seletivo de algumas universidades, principalmente as públicas, que participam do SiSU. Essas mudanças têm a intenção de facilitar o acesso e o ingresso de todos nas universidades. Mas será que isso realmente ocorre?

Vejamos algumas situações de dúvida:
1- O estudante menos preparado continua concorrendo com aqueles mais preparados para o ingresso à universidade pública?

2- O estudante menos favorecido financeiramente continua concorrendo com aqueles mais favorecidos financeiramente, principalmente para ingresso em universidade pública?

3- E aquele estudante men os favorecido que só conseguiu classificação para estudar em local muito distante de sua residência. Será que ele terá condições de se manter em outra cidade para estudar?

O MEC, com relação ao processo seletivo para ingresso nas universidades públicas, teve a intenção de melhorar a situação, mas ainda falta infra-estrutura para que essa mudança realmente democratize o acesso a essas universidades, que deveriam ser destinadas àqueles que realmente querem estudar e não podem pagar.


____________
Socióloga Fátima Carvalho
email: fatima.apc@uol.com.br


Fonte da Imagem: Cambito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails