segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A química do Trident White

Os chicletes estão constantemente no bolso das crianças e adolescentes. Apesar de alguns pais e responsáveis alertarem dos riscos que o uso em demasia dessas gomas acarreta, a gurizada continua a mastigá-las. Por que não, então, apresentar-lhes alguns componentes da famosa goma?


Manitol


Nada como mascar cebola para melhorar o hálito, não é? Pois é da cebola que costuma ser retirado esse adoçante, também encontrado em outros alimentos, como a beterraba. O manitol pode ser usado ainda como diutético em alguns medicamentos. No chiclete, no entanto ele não tem essa propriedade (ufa!).


Glicerina

Supositórios só amolecem dentro do nosso corpo por causa da glicerina. Aliás, é justamente essa a função da glicerina no chiclete: amolecer dentro do corpo. Não fosse por ela, você quebraria seus dentes cada vez que mastigasse a goma. O motivo do poder amaciante está na composição desse ingrediente: óleos e gordura de origem animal ou vegetal.


Cera Vegetal

Nem tudo que reluz é ouro: muitas vezes pode ser só cera mesmo. Extraída da carnaúba, a cera vegetal não apenas dá brilho ao chiclete, mas também forma aquela casquinha que protege o produto. Seu poder de brilho, porém, não é restrito apenas às gomas de mascar - é ela que ajuda a deixar o chão da sua casa limpinho.


Goma base

Como o nome diz, é a base do chiclete - aquela massa que estica e puxa na sua boca. Tradicionalmente era produzida a partir do látex de árvores, mas hoje virou um material sintético, feito de derivados do petróleo, como resina e parafinas. Nosso organismo não consegue digerir a goma, então fique esperto para não engoli-la!


Dióxido de Titânio

Esse ingrediente dexia o chiclete tão branquinho quanto a parede de sua casa. Ele é um corante derivado do titânio, um metal extraído das rochas. Por sua capacidade de pintar tudo de branco, é usado em tintas. Mas não pense que ele deixará seu sorriso menos amarelo: no Trindent White, a função dele é tingir o chiclete mesmo, e não seus dentes.


Estearato de sódio

Eis o segredo dessa fórmula para prometer uma guaribada na dentadura. O estearato é um sal que age como um faxineiro, ajudando a remover manchas artificiais dos dentes. Se você não for fã de chiclete, procure pelo estearato no bom e velho sabonete.


Lecitina

O gostinho do chiclete não entrega, mas dentro da goma tem um pouquinho de soja. É principalmente da soja - assim como da gema de ovo - que é retirada a lecitina, ingrediente responsável por deixar homogênea toda essa mistura que você acabou de acompanhar.

Já pensou como seria sentir cada um desses ingredientes na sua boca?

#Curiosidade: Quem já ouviu falar que o papel que reveste o chiclete Trident é comestível? Pois é, de acordo o Atendimento ao Consumidor, o papel não é comestível... Portanto, jogue fora agora e não coloque mais na boca rsrs

#FicaDica: Que tal apresentar a química para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de maneira prática e divertida? Mostrar aos alunos a aplicabilidade dos elementos e das reações químicas faz com que percebam na vida o que aprendem na escola.


Fonte da Imagem: Leve a vida mais trident

6 comentários:

  1. Parabéns, bela, inteligente e educativa postagem!! Gostei!
    Um abraço, ;)
    Suziley.
    http://arslitterayelizus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quantas pessoas já não comeram o papel do trident pra tentar me provar que era comestível? HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAA
    Estou rindo de todos eles.

    ResponderExcluir
  3. muito legal, adorei!
    só faltou dizer se ele faz bem ou mal à saúde... srrsr!

    abçs
    cintia

    ResponderExcluir
  4. O blog Biosfera é que me dá o prazer de ler notícias, informações com arte e me traz o meu saudoso e querido Mato Grosso do Sul (que trago em meu coração)!! Parabéns a vocês biólogos sul-mato-grossenses!!! Um abração,

    Suziley.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, e já que você pediu que os professores apresentem a Química d um jeito mais interessante, sugiro darem uma passada no meu blog.

    http://quimica.posterous.com

    ResponderExcluir
  6. você tirou isso da super interessante nao foi??rs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails