quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Professor, parabéns pelo seu dia!

Pequenas reflexões:
  • É dando que se recebe, tente chegar na sala sorridente e dizendo bom dia. Experimente!
  • Comentar outros assuntos que não estão pautados no conteúdo também é ensinar. Dicas para o cotidiano são muito bem vindas pelos alunos;
  • carregar uma garrafa d'água é imprescindível para a hidratação das cordas vocais e equilíbrio dos sais minerais no organismo;
  • para quem gosta de usar jaleco, vale a dica: não suja a roupa, e você está sempre vestido adequadamente;
  • Usar um creme para as mãos facilita lavá-las após o uso do giz e as mantém hidratadas;
  • no intervalo é bom falar coisas alegres e saudáveis, evite páginas sangrentas de jornais;
  • comer durante o intervalo é importante. Repõe as energias e diminui a fome no almoço ou no jantar. Um lanchinho só heim...
  • Aponte talentos dos alunos, incentive-os. É agradável e os conquista com sinceridade.

#Sugestão: Crônica 294 - Meu professor inesquecível - por Maurício de Sousa

Acho que todos nós temos mais de um professor inesquecível. Para os bons e para os maus momentos da nossa história escolar. Mas sem dúvida um deles sempre aparece, nas recordações, cercado com mais carinho ou mais importância. Como aparece, para mim, a professora Iracema Brasil, de Mogi das Cruzes.

Dona Iracema era responsável por um curso preparatório para o ginásio, depois dos primeiros quatro anos do chamado grupo escolar, e me pegou muito caído devido aos problemas que tive no último ano do "primário". Eu tirei o diploma passando de ano por “um fio”, depois de ter feito os primeiros anos do grupo escolar com algumas das melhores notas da escola. Mas no 4º ano não deu. Havia uma indisposição entre eu e a professora de então que redundava em notas baixas, pouca vontade de estudar, indisposição para ir à escola. Uma tragédia!

Eu simplesmente estranhava a maneira dura, severa demais, da minha professora de 4º ano e o corpo e o cérebro reagiam.
Até que cheguei ao curso de Dona Iracema e meu mundo escolar ganhou cores. Além da simpatia e compreensão, ela nos incentivava com palavras e gestos.

Assim que descobriu que eu gostava de desenhar, sugeriu que minhas lições de casa poderiam ser ilustradas, coloridas, como eu quisesse. Eu levei a sério a sugestão. Cada lição, a cada dia, vinha com desenhos, ilustrações, cada vez mais caprichadas, a ponto de, quando eu chegava à sala de aula, antes da professora, todos os colegas se reuniam em volta de mim para ver meus desenhos.

Naturalmente tanta arte e cuidado mereciam uma lição bem feita e voltei às melhores notas, disputando com mais dois colegas o posto de primeiro da classe. Eu levava a vantagem do desenho. Mas meus "oponentes" eram feras, também.

Resultado: entrei no ginásio com a segunda melhor nota de quase 200 candidatos. Graças à suavidade, psicologia e didática de Dona Iracema Brasil, que agora, merecidamente, é nome de escola em Mogi das Cruzes e minha professora inesquecível, de coração.

#Sugestão:
Provérbios 4-7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possues adquire o conhecimento.



_______________________________
Bióloga Vaneide Araújo


Imagem: Mônica

Um comentário:

  1. Cinco biólogos... na biosfera... Uma idéia deliciosa para um pessoal que escreve gostoso.
    PARABÉNS!
    Sou bióloga também (ah! questões de identidade) e acabei de postar uma HOMENAGEM AO MESTRE E À MESTRA. Espero uma visita de vocês por lá. Não tem cafézinho, nem biscoito, mas um grande abraço tem. Com certeza.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails