quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O ensino de ciências, as mídias e o senso comum

"A mídia e o senso comum influenciam os alunos com uma força muito maior do que a influência escolar se os professores não conseguem desmistificar e retirar completamente os equívocos que esses conceitos populares podem conter".


Esse trecho faz parte de uma pesquisa realizada pela FAETEC/RJ.

A pesquisa também aponta que "Para que o professor consiga desmistificar as idéias lançadas pela mídia, nada melhor do que fazer uso de reportagens da mídia em sala de aula, e desvelar para seus alunos o que têm de verdade, o que têm de especulação, e o que têm de inverdade nas reportagens. Neste caso, o recurso audiovisual também é de grande valia".

O Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS, área de Ciências - Ensino Fundamental, apresenta o tema: Ciência, Tecnologia e Sociedade a partir do 3º ano (sendo no 1º e 2º ano denominado A criança e a ciência no seu cotidiano). O objetivo do tema é abordar desde as séries iniciais os conceitos científicos, ideia defendida pela Universidade de Passo Fundo em sua pesquisa, O Ensino de Ciências Físicas nas séries iniciais: "...discutir com as crianças tais questões proporcionará que no futuro se forme uma sociedade que seja capaz de entender e respeitar a natureza, além de contribuir para desmistificar a física e aproximar os estudantes desta ciência..."

Uma pesquisa da USP também enfoca a necessidade de "apresentar aos alunos, desde o início de sua escolarização, as disciplinas científicas integradas, em debates em torno de um mesmo tema em que cada qual, com sua especificidade, traga seu olhar e seus fundamentos, além de apresentar as Ciências como uma construção humana em que conversas e controvérsias são condições para o estabelecimento de um novo conhecimento. Acreditamos que, para isso, seja necessário promover momentos em que os alunos possam participar de discussões relacionadas ao conhecimento científico e às inovações tecnológicas às quais têm acesso e aos problemas ambientais que afligem o mundo, seu próprio futuro e o do planeta. "

Leituras interessantes sobre o assunto:
Reflexão: O que separa a ordem científica da ordem do senso comum? Apresentar os conceitos científicos desde a educação infantil e séries iniciais, seria este o caminho de superação da influência negativa das mídias e do senso comum na aquisição do conhecimento?

Fonte da imagem: Filosofia do Colégio Único

2 comentários:

  1. Olá!
    Recebi alguns selos e indiquei o seu blog.
    Passe lá no Bio na Web para pegá-los.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. É difícil mesmo trabalhar conceitos científicos quando o senso comum perdura.Explicamos, demonstramos mas, vejo que ao virar as costas o aluno murmura que ele "o senso comum" é o certo!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails