quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Horta Mandala: respeitando os padrões da natureza

O princípio básico da permacultura é "observação atenta da natureza e tranferência para o cotidiano".

Isso requer uma nova lógica, e uma nova maneira de pensar e observar daqueles que perderam a conexão com a Mãe Terra. Estamos tão acostumados a valorizar somente os conhecimentos científicos, vindos das academias que esquecemos da sabedoria popular, por exemplo, que os índios têm a nos ensinar.

Um exemplo clássico de desrespeito as padrões da natureza são as hortas retangulares que dividem suas culturas por espécies vegetais.

Em uma horta mandala, as plantas são distribuídas conforme suas necessidades, por exemplo, as maiores fornecem sombra para as menores que devem ser plantadas ao lado; outro exemplo é a couve, que facilmente é atacada por lagartas. Ela deve ser plantada junto com a hortelã que repele o inseto.

A palavra mandala vem do sanscrito, e significa círculo sagrado, que simboliza o todo, os ciclos coordenados de tempo e espaço que unem o céu e a terra e desvendam os poderes de cura, amor e paz.

Horta mandala tem um formato diferente do tradicional e é uma marca da permacultura. Facilita a irrigação, o manejo, aproveita melhor o espaço e é esteticamente mais atrativa.

Veja aqui a sugestão do jornal habitats de como criar sua horta mandala.

Habitats - Escola Dom Bosco from Ecocentro IPEC on Vimeo.


Deixe seu comentário e sugestões para o próximo post!


Imagem: Toad (grata).

5 comentários:

  1. Coloquei o banner de vcs no meu blog!
    Gostaria de aparecer como parceira, como eu faço?
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. "Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.
    Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles".

    Rubem Alves

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Gostei da horta mandala de vocês, parabéns!!

    Também gostei de ver a foto da minha horta mandala aqui, agradeço a gentileza, só faltou a referencia do projeto ambiental que desenvolvo na escola, lá tem algumas dicas de como construir mandalas.

    Sucesso!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails