sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Decifrando a Agenda 21

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro - Rio 92, a proposta de sustentablidade, nascida na Conferência de Estocolmo em 1972, foi consolidada como diretriz para a mudança de rumo no desenvolvimento.

Por meio da Agenda 21 Global, 179 países presentes assumiram o desafio de incorporar, em suas políticas públicas, princípios capazes de conduzi-los na construção de sociedades sustentáveis.

Como ficou definido na Rio 92, a Agenda 21 deve ser um processo participativo para planejar, decidir, gerenciar e avaliar a implementação de ações transformadoras de nossa economia, política, tecnologia, enfim, de nossa sociedade, para permitir que em cada localidade ou país possamos consolidar sociedades sustentáveis e respeitar o meio ambiente.

Para simplificar, em outras palavras, a Agenda 21, é um planejamento com compromissos que nós seres humanos temos que assumir para mudar nossa vida e as condições em que se encontra o Planeta.

"Toda mudança deve ser planejada para que ocorra da forma mais positiva possível".

#Valeapena: Incentivar seu aluno a pesquisar se a escola, comunidade e município possuem Agenda 21.

A Agenda 21 escolar é instituida pela Com-Vida, baixe aqui o manual.




Fonte da imagem: Banco do Planeta

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails