sexta-feira, 26 de março de 2010

A utilização de animais em vídeos virais

Olá!

Como esse é o meu primeiro post aqui no Biosfera, gostaria de agradecer ao convite do pessoal e espero que gostem do que separei para vocês.

Hoje, falarei um pouco dos vídeos virais e mostrar alguns famosos, que contaram com a ajuda de animais.

O que são virais?

O vídeo viral é parte de uma ação de publicidade em massa, que se utiliza das redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook, Youtube e outras!) para disseminar uma marca ou produto.
Deu-se o nome 'viral' devido ao fato de que tal 'comercial', quando lançado na web (de maneira correta!) se espalha como se fosse uma epidemia, como um vírus, que sai contaminando o máximo de pessoas possíveis. Muitos dos 'infectados' repassam, imediatamente, a mensagem adiante. Com isso, o viral alcança um público infinitamente maior do que se a empresa optasse por divulgar seu produto no intervalo da novela das oito.

Existem várias empresas que se especializaram nesse tipo de marketing e sabem exatamente como atingir o público que o cliente pretende alcançar. Na maioria das vezes, a propaganda vem em forma de vídeo e a marca ou o produto quase não aparece, ficando em segundo plano.

É o caso do vídeo abaixo: Nele, um camaleão sobre uma mesa muda a cor do seu corpo, de acordo com a cor da armação dos óculos que são colocados à sua frente.



O vídeo é muito bem bolado e o efeito causado é lindo! Porém, é falso! Isso mesmo. A colorização do bicho é feita com a ajuda de computação gráfica. É verdade que o camaleão consegue, sim, controlar a pigmentação do seu corpo - uma estratégia usada para se esconder dos predadores - porém, o pequeno réptil lacertílio, da família dos lagartos, não consegue mudar a sua cor assim tão rápido, como o vídeo sugere.

Na verdade, o vídeo foi feito para divulgar uma coleção de óculos de sol da marca Rayban. A campanha deu super certo, visto que o vídeo teve milhares de visualizações só no Youtube, sem contar com as outras mídias!

Lá no E-farsas tive a oportunidade de estudar vários filmes desse tipo. O fato é que animais, em qualquer tipo de propaganda, vende!

Como disse o blog especializado em virais da internet -A Curva Viral -, "os animais são populares não só em vídeos, como também em fotos. Quem já viu fotos engraçadas de gatos e as passou a amigos? ... a razão para este tipo de conteúdo se tornar viral não é difícil: existem milhões de pessoas em todo o mundo com animais de estimação e de alguma forma identificam-se (ou aos seus animais) com os das fotos ou vídeo, e acham aquilo muito engraçado e portanto passam-no a outros."

Um outro exemplo do que estou falando é o filminho abaixo - que circula pela rede desde 2009.



Com apenas 15 segundos, o vídeo mostra um sapo levando a pior depois de tentar engolir uma mosca. Para espanto de todos, a mosca é tão forte que consegue levantar vôo, levando consigo o pobre batráquio preso pela língua.

Apesar de parecer real, o vídeo é falso! Trata-se de um comercial para a Volkswagen. Essa propaganda faz parte de uma campanha de 2006, produzida pela agência DDB, em Berlin, dirigida pela dupla Wolfgan Schneider e Matthias Stiller e teve a direção de arte de Kristoffer Heilemann. A intenção do comercial era a de mostrar a força do seu modelo Golf.

Acontece que, em determinado momento, alguém cortou os segundos finais do vídeo, deixando apenas a parte do sapo sendo arrastado pela língua.

Abaixo podemos ver o filme na íntegra:



Nesse caso, não sabemos se o corte no final do filme foi feito pela própria agência, a pedido da empresa, ou se algum engraçadinho fez isso para dar um tom de veracidade ao vídeo.
O fato é que a brincadeira já rendeu milhares de visitas no Youtube. Se você se interessou pelo assunto, veja o blog Casa do galo mostrando que o 'fantástico mundo animal da propaganda' é uma mina de ouro para quem deseja vender seus produtos!

E para você saber mais sobre marketing viral, sugiro o Blog Sim Viral .

Ah! Quer descobrir se aquele vídeo que você viu na web é verdadeiro ou falso? Então visite o www.e-farsas.com.

________________________
Gilmar Lopes - @efarsas
Analista de Sistemas
Pesquisador responsável por descobrir as farsas da internet no E-farsas.

Um comentário:

  1. Olá
    Gostaria de estabelecer uma parceria com vocês, e ter o meu banner exposto aqui, no Biosfera. Já divulgo vocês.
    Meu blog: http://imperativocientifico.blogspot.com/
    Grato,
    Abraços.
    Rafael Tadeu de Matos Ribeiro

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails