quinta-feira, 4 de março de 2010

Qual a causa das enchentes em Campo Grande?

Após a chuva torrencial no dia 27 de fevereiro, muitas dúvidas surgiram.

Segundo informações do metereologista Natálio Abrahão Filho, em entrevista a uma rádio da capital, a nuvem que estava sobre a região afetada pela enchete, tinha 15 quilometros de espessura, e condensou em aproximadamente uma hora e vinte minutos. Isso significa 88 milimetros de água, quantidade normalmente distribuída em quinze dias de chuva.

A locutora da rádio perguntou porque choveu tanto em tão curto espaço de tempo e Natálio disse que a condensação foi mais rápida devido a alta quantidade de gases poluentes na atmosfera e o consequente aquecimento global que acelerou o processo.

Se isso realmente for fato, então, todos somos responsáveis pela enchente. E se pararmos para pensar um pouco mais a fundo, perceberemos que vai muito além das emissões de gases.

O crescimento demográfico, resulta em um descontrolado processo de impermeabilização do solo. Segundo a Lei de uso e ocupação do solo de Campo Grande, todo terreno deve ter uma área de pelo menos 2,5% de área permeável. Será que esta porcentagem acompanha o desenvolvimento e a crescente demanda de asfalto que estamos vivenciando?

O seu terreno possui esta área disponível para que a água penetre no lençol freático? Se não houver, saiba que você também é um pouco responsável pelas enchentes.

Se a água não penetra no solo, a quantidade da água da chuva que escoa para os córregos é muito maior, e sendo assim, ocorrerá uma sobrecarga. Estando o córrego cheio, as bocas de lobo não conseguirão desaguar, as ruas ficarão cheias, ocasionando as enchentes.

Campo Grande possui em sua área urbana 33 córregos. Como era nossa cidade há uns 30 anos? Meu avô conta que levava minhas tias para fazer pequinique na cachoeirinha.

Como está a saúde de nossos córregos?
Alguns completamente canalizados, outros sofrendo processos desenfreados de assoreamento, devido a má ocupação e tratamento de suas margens, e também acabarão canalizados.

Esta semana houve uma audiência pública para discutir o Plano Diretor de Drenagem de Campo Grande. Audiência públicas existem para a população participar nas decisões de interesse público do município, por exemplo. De quantas audiências públicas você já participou?

Até quando esperaremos desastres como este acontecerem para mudarmos nossas atitudes? Será necessário a natureza mostrar a sua força para passarmos a respeitá-la?

Fonte da imagem: City Brazil

3 comentários:

  1. Boa noite, pessoal:
    É isso, aí, é preciso participarmos. Já estou "intimando" os meus que estão em Campo Grande!!
    Um abração, :)
    Suziley.

    ResponderExcluir
  2. todos temos que agir juntos, mas uma grande ação começa com as pequenas, ne?
    assim, acredito que já estamos nos movimentando...

    abçs!!
    cintia
    ~preservblog~

    ResponderExcluir
  3. Rá, sinta a metafora desta charge que vc entendera...
    http://www.issoecoisafeia.com/2010/02/aquecimento-global.html

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails