terça-feira, 23 de março de 2010

Duelos Verdes - O que é melhor para o planeta?

Na Revista Super Interessante - dezembro/2009, saiu uma matéria "Duelos Verdes" com um Guia de Sustentabilidade.

É um assunto muito interessante para trabalhar Educação Ambiental com os estudantes. As questões levantadas pela Super podem ser assunto para pesquisa e/ou discussão em sala de aula. Pode ser feito também entrevistas com pessoas da comunidade, pedindo que elas respondam e depois com os estudantes comparar as respostas com as conclusões que a revista aponta.

E você? Sabe as respostas?
  • É melhor tomar água em copo de plástico ou andar com uma caneca?
  • Peço o saco de papel ou levo minha EcoBag?
  • O que agride menos o planeta, cerveja ou vinho?
  • É melhor morar em apartamento ou casa?
  • Devo comprar jóias ou bijuterias?
  • É mais ecológico usar roupas de algodão ou de lã?
  • Escovo os dentes na pia ou no banho?
  • Posso ter filhos?
Outra sugestão seria avaliar esses comportamentos no ambientes escolar. Como estão as atitudes dos estudantes e do corpo docente? Elabore uma lista com questões relevantes para a escola, como por exemplo: O estudante quando compra um caderno escolhe o de folhas brancas ou recicladas? O professor ao imprimir a prova utiliza apenas um lado ou a frente e verso da folha? A secretaria da escola ao fazer um comunicado aos professores imprime cópias ou usa o mural?

Após a elaboração da lista os estudantes pesquisam os impactos das atitudes chegando a uma conclusão de qual comportamento é ideal. O resultado da pesquisa pode ser apresentado para a sala ou para escola em forma de seminário, workshop ou disponibilizado no blog da escola.

Reflexão: Parecem questões simples, mas que no dia-a-dia passam despercebido. Que tal pararmos para repensar o nosso comportamento?

Para ter acesso ao Guia, acesse o Planeta Sustentável, outra fonte para pesquisa:Manual de Etiqueta Sustentável

Fonte da imagem:
So Ham

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails