terça-feira, 30 de março de 2010

A química presente em nosso dia-a-dia

A Revista Mundo Estranho trouxe algumas perguntas e respostas que podemos utilizar em sala de aula para exemplificar a Química em nosso cotidiano. Os exemplos a seguir podem ser apresentados no 1º semestre do 9º ano do Ensino Fundamental, como regulariza o Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS.

Por que o papel não volta à forma orginal depois de dobrado?

Porque as ligações que mantêm o papel em sua forma original são rompidas com as dobras. O papel é formado de fibras de celulose entrelaçadas e unidas por átomos de hidrogênio, em uma ligação química chamada "ponte de hidrogênio" . O papel começa ser feito com as fibras de celulose misturadas com água, que depois é extraída do papel durante o processo industrial. O problema é que, quando as pontes são rompidas a seco, no papel já pronto, elas nao podem ser refeitas. A única maneira de tentar deixar a folha inteira de novo é jogando-a na água.

Por que o papel é forte e cortante, mas rasga fácil?

Pedra: apesar de fina, uma folha pode aguentar o peso até de blocos de concreto. Na natureza, a lignina é a "cola" entre as moléculas de celulose. Durante o refino, uma das etapas da produção, ela é substituída pelas pontes de hidrogênio, uma das ligações intermoleculares mais fortes da natureza. Isso aproxima as fibras de celulose uma das outras e forma vários pontos de união.

Tesoura: Todo papel pode ter até 20% de compostos minerais, como cálcio ou dióxido de titânio , que ajudam a deixá-lo mais branco, liso ou macio. Só que esses compostos também são abrasivos e, dependendo da combinaçao entre a espessura do papel, a umidade da folha e o formato das moléculas utilizadas na fabricação, eles podem mesmo cortar a mão.

Papel: a facilidade do rasgamento do papel depende do sentido em que a força é aplicada. Também durante o refino, as fibras de celulose são quebradas e rearranjadas. É como se a folha fosse penteada em uma direção, e nesse sentido há mais ligações entre as fibras e mais resistência. Assim fica mais difícil rasgar a folha, mas, no sentido inverso, com mais espaços vazios de celulose, fica fácil rasgá-la.

Papel Reloaded : alguns tipos de papel podem ser reciclados no máximo cinco vezes. De tanto as fibras de celulose serem trituradas no início da reciclagem, elas não conseguem mais se ligar umas às outras e acabam se rompendo. O papel fica quebradiço e não tem mais resistência para se transformar em uma folha. É o fim do ciclo para ele.

Como é feito o algodão-doce?

A matéria-prima do algodão-doce é o açúcar cristal - que pode vir de fábrica colorido ou ser misturado com corante em pó antes do preparo.

A transformação começa quando o açúcar é despejado em um cilindro oco que gira no centro de uma bandeja. O cilindro aquece a 150ºC e derrete o açúcar cristal, formando uma calda grossa - com açúcar refinado a calda seria fina demais para formar o algodão.

Como a parede do cilindro central é cheia de furos, ao girar em velocidade elevada - cerca de 3500 rpm - a calda de açúcar escapa pelos buraquinhos.

Em contato com o ar, o açúcar líquido esfria e endurece de novo, só que em forma de fios. Para formar o algodão, basta recolher os fios girando um palitão - alguns doceiros passam leite condensado no palito para os fios grudarem melhor.


#FicaDica

"Para a compreensão do universo não podemos ficar presos a resoluções de problemas e fórmulas, mas mostrar o quanto a Química está presente em nossas vidas". Extraído do Artigo: A contextualização no ensino de química: visão dos professores da cidade de 7 Lagoas/MG

O exemplo citado de Minas Gerais pode ser estendido a todos os Estados?

Leituras interessantes

Pontes de hidrogênio – Linhas de pesca ficam mais resistentes

A química na cozinha: o açúcar

Existem vários tipos de mel e açúcar. Conheça as características de cada um e faça a escolha certa


Fonte da Imagem: Partilhar e Fada Madrinha Brinquedos Educativos

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails