sexta-feira, 19 de março de 2010

As 10 cidades mais poluídas do mundo

O Blacksmith Insitute elaborou uma lista com as cidades mais detonadas do planeta.

1- Linfen, China- 3milhões de habitantes

Um dos maiores centros de produção de carvão do planeta. O volume de pó de carvão no ar é tão grande que os moradores chegam a engasgar quando respiram! Para piorar, grande parte das minas não é regulamentada e desvia os escassos recursos hídricos da região para usar na mineração.

2- Tianying, China - 140mil habitantes

Uma das maiores bases produtoras de chumbo da China, sendo responsável por metade da produção total do país. Só que o baixo nível tecnológico, operações ilegais e a falta de medidas de controle ambiental levaram a uma situação calamitosa. A concentração média de chumbo no ar e solo é até 10 vezes maior que os padrões aceitáveis!

3- Sukinda, Índia - 2,6milhões de habitantes

Com 97% dos depósitos de minério de cromita da Índia, o vale de Sukinda é quase uma mineração a céu aberto, com várias minas operando sem plano de gestão ambiental. O resultado: + de 30 milhões de toneladas de resíduos de cromo e outros metais pesados são excretadas nas zonas vizinhas às margens do rio Brahmani, única fonte de água "potável" dos moradores.

4- La Oroya, Peru - 35mil habitantes

Desde 1922, os moradores sofrem com os resíduos da mineradora americana Doe Run Corporation. A situação é tão grave que, vira e mexe, o governo local adota planos emergenciais aconselhando a população a não sair de casa até que o ar esteja minimamente respirável.

5- Dzerzhinsk, Rússia - 300mil habitantes

Local de fabricação de armas químicas. Mas o forte também é a poluição. Ao longo dos anos, cerca de 300 mil toneladas de resíduos químicos foram parar no lençol freático. Em alguns locais, a água virou uma lama esbranquiçada supertóxica.

6- Norilsk, Rússia - 134mil habitantes

Maior complexo de fundição de metais pesados do mundo. Já o ar local tem odor de enxofre, e a expectativa de vida dos operários das fábricas é 10 anos mais baixa do que a média do país. Tudo por causa das 500 toneladas de óxido de cobre e níquel e 2 milhões de toneladas de dióxido de enxofre lançados por ano na atmosfera!

7- Chernobyl, Ucrânia - 5milhões de habitantes

O maior acidente nuclear da história, ocorrido em 1986, literalmente bombardeou a cidade, tendo liberado uma radiação 100 vezes maior do que a das bombas atômicas jogadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Até hoje a região em volta da usina está inabitável.

8- Sumgayit, Azerbaijão - 275mil habitantes

Um dos grandes centros industriais da era soviética, tinha mais de 40 fábricas de prodtuso químicos e agrícolas, que lançavam até 120 mil toneladas de tóxicos por ano na atmosfera.

9- Kabwe, Zâmbia - 255mil habitantes

Décadas de mineração e fundição pesada espalharam pó de chumbo e de outros metais para toda a cidade. O problema é que, o mesmo rio que serve de hidrovia para o transporte de resíduos da funidção é o local onde as crianças se banham.

10- Haina, República Dominicana - 85mil habitantes

O ar na cidade é carregado de partículas de chumbo, herança de uma fábrica de reciclagem de baterias que fechou as portas em 1997.


#FicaDica

Podemos utilizar essa listagem na sala de aula em alguns momentos...

O Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de MS, ilustra o tema "Ser humano e ambiente" onde podemos apresentar os conteúdos com auxílio dessa lista, mais precisamente a partir do 5º ano.

E você? Quando pode utilizar a listagem em suas aulas?

Fontes das imagens: Ap2009 e João Diogos

Um comentário:

  1. Muito interessante, não sabia que Haina na República Dominicana fosse tão poluída. Parabéns pela postagem pessoal do Biosfera!! Bom final de semana, um abração, :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails