terça-feira, 9 de março de 2010

Alterações genéticas no mosquito Aedes aegypti...Soluções da ciência?

"O ser humano têm sofrido com as consequências provenientes de sua ocupação na Terra". Essa frase se tornou um chavão na boca das pessoas. Quais seriam essas consequências? Como se dá a relação homem x ambiente?

Este é um assunto interessante para uma abordagem científica na sala de aula. Como o ser humano interage com o ambiente? E mais ainda: quais são os problemas e soluções trazidos pela ciência e consequente pela 'ocupação humana na Terra'?

No Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS no componente curricular de Ciências, este assunto pode ser trabalhado com o tema: "O ser humano e o ambiente", "Ser humano e saúde" e "Ciência, Tecnologia e Sociedade" do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental.


Recentemente saiu nos jornais e foi muito discutido sobre a manipulação dos mosquitos transmissores da dengue. Cientistas esperam que os machos transgênicos que estão criando cruzem com fêmeas para produzir outras fêmeas que herdem um gene que limita o crescimento das asas. Essas fêmeas têm sua capacidade de voar limitada, o que resultaria na supressão da população do mosquito.

O que podemos 'ler' nesta notícia?
  • A ciência em busca de soluções para um problema ocasionado pela má ocupação do ambiente: o não cuidado do mesmo (terrenos baldios e nas residências com acúmulo de entulhos, pneus, garrafas e etc)?
  • Arma da ciência no combate à Dengue?
  • Avanço da genética?
  • Interesse público em resolver problemas de saúde?
  • Uma ideia absurda. O ideal é usar alternativas 'ecológicas e conscientes'
É possível desenvolver atividades pedagógicas com este assunto? Dividir a turma, promovendo discussão sobre os pontos favoráveis e desfavoráveis da pesquisa, é uma iniciativa viável e fácil de realizar, já que este assunto é polêmico entre os estudiosos.

"Os pesquisadores dizem que seu trabalho oferece uma alternativa segura e eficiente a inseticidas e pode ser usado para impedir a propagação de outras doenças através de mosquitos, como a malária."

"Os atuais métodos de controle não são eficazes o suficiente, e são urgentemente necessários novos métodos", afirmou Anthony James, da Universidade de Califórnia, câmpus de Irvine."

"O controle do mosquito que transmite o vírus pode reduzir significativamente a mortalidade humana."

O chefe da pesquisa, Luke Alphey, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, e proprietário de uma companhia de ciência aplicada, Oxitech Ltd, disse que a abordagem científica tem um foco bem específico. "A tecnologia é totalmente específica para uma espécie, já que os machos liberados vão cruzar só com fêmeas da mesma espécie."

"Uma outra característica atraente desse método é que todas as pessoas em áreas tratadas estarão igualmente protegidas, independente de suas posses, poder ou grau de instrução."

Hilary Ranson, da Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Liverpool, na Grã-Bretanha, disse que o trabalho científico é um grande avanço.

"Será um desafio logístico produzir e liberar um número suficiente de mosquitos machos e não vai ser barato. Mas pode ser realizado com os recursos adequados."

Ranson disse que a dengue é uma doença ideal para ser combatida dessa maneira porque é propagada por apenas algumas poucas espécies de mosquito. Segundo a acadêmica, seria mais difícil usar técnica semelhante no combate à malária por causa da variedade de mosquitos portadores.


Veja o vídeo com a notícia:



Leia mais:
Gene letal para as fêmeas do mosquito da dengue


Reflexão: Será que para combater a proliferação da Dengue é necessário recorrer à engenharia genética? Quais as consequências negativas desta iniciativa? Quais seriam as alternativas viáveis e de baixo custo?


Fonte da pesquisa: O Estado - Mato Grosso do Sul: "Manipulação genética em mosquistos para barrar a dengue", li no jornal O Estado (www.oestadoms.com.br)

Fonte da imagem: Jornal Diário Sudeste

Um comentário:

  1. Biosfera.

    Biólogo/Professor, costumo visitar páginas, de várias regiões, que acho interessantes, com o objetivo principal de divulgar o espaço Verde Vida. Nele estão postadas imagens(base principal), textos simples, em um formato geral também simplificado; dedicados à causa ambiental.


    O espaço é múltiplo e inteligente. Parabéns!

    Felicidade em sua jornada!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails