segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Twitter na educação


O Twitter é um microblog que compartilha do conceito web 2.0 , permitindo a interatividade entre seus usuários, além disso usa a internet como plataforma, ou seja, você não precisa instalar nada na sua máquina para utilizá-lo. Essas características permitiram sua popualarização aqui no Brasil, apesar de ainda não termos uma versão em português.

Nós do Biosfera já aderimos ao twitter, e o utilizamos como ferramenta de divulgação do blog e para manter contato com outros biólogos. E você já fez sua conta no twitter?

Se está lendo e não está entendendo do que falo, vale a pena entrar no site Twitter Brasil

O que tem a ver o twitter com sua escola? E o que tem a ver o twitter e a educação?

Dependendo de como é utilizado, essa ferramenta poderá ser útil nas práticas pedagógicas em sala de aula, veja alguns exemplos:
- aula de história
- educação infantil

Mesmo que você não visualize utilidade em sala de aula, o twitter é um ótimo recurso para se manter atualizado e conhecer pessoas, além de receber notícias online de outros veículos como TV, jornais e revistas que possuem conta nesta rede social.

Veja alguns exemplos de twitters com conteúdo educativo:
- Ministério da Educaçao
- Revista Galileu
- Revista Superinteressante
- Revista Mundo Estranho
- Revista Nova Escola
- Revista Veja
- Eu professor
- Planeta Sustentável
- Educarede
- Programa Roda Viva da TV Cultura (veja aqui mais informações sobre o twitter no programa)

Além desses usários citados, muito blogueiros (como nós) já aderiram a essa "nova onda" na internet. Será que é apenas mais uma modinha?


Leia também, na Revista Super, a matéria: O lado verde do twitter sobre alguns perfis de ambientalistas no twitter e Seis Graus de Separação que fala sobre o perfil do novo professor diante das novas tecnologias.

Fica a reflexão: há aplicabilidade real do twitter na educação?

Imagem extraída do Geoweb Blog

8 comentários:

  1. Muito bom o post. Mas eu ainda não encontrei a aplicação pedagógica do Twitter. Assim como ocorreu com o Orkut, acho que as coisas interessantes ficarão tão diluídas no mar de bobagens que será impossível encontrar algo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Há inúmeras possibiliades de uso das tecnologias na escola.A cada dia surogem novas formas.O problema é saber fazer uso correto delas.Na Europa já se utiliza as mídias locativas através de celulares na execução de projeto, videos…Contudo, nossa realidade é um pouco diferente.

    ResponderExcluir
  3. Retribuindo a visita, adorei o Blog, as informações são Show, que legal a amizade de vcs.Vou até pedir licença para compartilhar, copiei o selo para sempre fazer um visitinha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ação pedagógica é algo que vai depender de muito debate e reflexão, mas é preciso acompanhar as tendências das novas gerações. Muito bacana o post!

    ResponderExcluir
  5. Bacana a abordagem sobre o tema. Como o André Braga disse, eu também não encontrei, ainda, uma aplicação efetivamente pedagógica para o Twitter, mas é claro que ela existe. Para descobrir qual e como é essa aplicação, deverá existir debates, lançar idéias e ficar de olho se realmente essa é uma tendencia.

    Ah, obrigado pela visita no blog do Biocientista.

    ResponderExcluir
  6. Ai parabens e tals . booa sorte e sigam os manos @tom_ssa & tom_ss ,Tambem no FriendFeed tomssa, abraço carinhoso a equipe , sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Há muitas possibilidades de aplicação para o Twitter. Com o número de seguidores crescentes, com a possibilidade de passar informações relevantes de forma muito democrática e ágil, tudo fica facilitado e valorizado. Saber utilizar a ferramenta é essencial. Sou partidário de defesa do microblog veemente.
    Valeu, All3X

    ResponderExcluir
  8. A aplicação desta ferramenta é sem dúvida viável, no entanto, o Brasil tem um enorme problema educacional,e este não esta sobre os que tem acesso á escolas com estruturas para este tipo de inovação....

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails