segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que você mudará na sua prática em sala de aula com o novo Enem?

Esta enquete foi realizada no mês de julho/agosto. Observem os itens que estavam em votação e os resultados em porcentagem:

  • nada, continuarei com as mesmas práticas; (4%)
  • quase nada, pois é muito recente e não temos materiais de apoio; (4%)
  • haverá mudanças devido à cobrança por parte dos alunos; (o%)
  • haverá mudanças devido à cobrança por parte do sistema de ensino; (71%)
  • haverá mudanças, pois com o Enem o ensino estará mais próximo da realidade dos alunos. (19%)


Vivemos um momento onde as mudanças acontecem sem sermos questionados. Por exemplo: não podemos mais decidir se queremos ou não um computador móvel, ele simplesmente é necessário; o seu trabalho exige, a continuidade dos seus estudos também, sem falar no lazer entre outros. O certo é que os avanços tecnológicos, unidos à vontade de "estar/ficar bem" (lê-se: comodidade) que o homem busca, faz com que a sociedade se reinvente a cada novo amanhecer.



É intrigante como algumas pessoas resistem às mudanças persistindo em costumes arcaicos, como se ainda vivesse na década passada.


Pessoas assim são chamadas de saudosistas, sempre tem um "bom argumento" com frases do tipo: quando eu era pequeno..., quando eu estudava... e por aí vai...


A Educação caminha a passos médios, do saudosismo para a atualidade. O que gera desconforto para alguns, pois não estão preparados para o novo (talvez nem queiram esse "tal novo"), enquanto outros negativistas afirmam que: "nada vale a pena", "nada adianta", "o jovem não tem futuro", entre outros jargões que não me lembro.

Calma lá... Você pode estar se perguntando: por que essa fala? A enquete não era sobre o Novo Enem?

Sim.

A reformulação do Enem, bem como a nova proposta para o Ensino Médio, demonstra vontade dos gestores de acompanhar o processo em que vivemos.

A Educação não pode ser a mesma se nós não somos mais os mesmos. #Fato

As constantes renovações na Educação indignam muitos profissionais, mas na verdade o Sistema de Ensino, através de sua hierarquia e porque não dizer burocracia, necessita de tempo e dados estatísticos (avaliações externas, são um exemplo) para ampliar e efetivar novos métodos.
Isso pode contrariar aqueles que primam pela rapidez, mas quando tratamos de um país, de escala demográfica e geográfica com o Brasil, a cautela é primordial. Cabendo ao Sistema de Ensino, por intermédio do seu Ministério nortear todas as possíveis alterações, buscando sempre a melhoria.

E você leitor, qual sua análise do resultado da enquete?


Imagem extraída do 4.bp

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