quarta-feira, 19 de agosto de 2009

WebQuest como metodologia para o Ensino de Biologia

A segunda metade do século XX foi marcada por grandes descobertas na área biológica. A descoberta da estrutura do DNA marcou o início dos estudos da estrutura e funcionamento do material genético dos seres vivos. Desse conhecimento surgiram tecnologias que permitiram, a partir de organismos diferentes, novas combinações, em laboratório, de material genético estabelecendo-se, assim, um princípio de intervenção humana capaz de, pela substituição das fronteiras naturais entre variedades de espécies e, potencialmente entre as próprias especies, biodiversidade característica do planeta.

Podemos dizer que vivemos na Era da Biologia. Genoma, proteoma, engenharia genética, transgênicos, clonagem, genes que curam, células-tronco.

São tantas novidades e informações...

Como trabalhar informações transformando-as em conhecimentos?

Visando implementar o Ensino da Biologia em uma sala de 3º ano do Ensino Médio elegeu-se a metodologia WebQuest através da página projeto Transgênicos. Além de oportunizar uma aprendizagem orientada, mais dinâmica, objetivou-se também promover a reflexão e discussão de temas atguais de forma a produzir mudanças conceituais nos alunos. A sala tem quatro alunos surdos que contam com a ajuda da intérprete de Libras.


As ações com os alunos ocorreram em sala de aula, através de análise e discussão de texto pertinente; na sala de tecnologia da escola utilizando vídeos como suporte para a pesquisa e a página do projeto como norteadora da pesquisa em si. Também procurou-se como transgênicos em listas de organizações como o Greenpeace. Da análise procedeu-se a montagem de painéis em sala de aula que foram expostos no mural da escola. Como fechamento do projeto os grupos elaboraram artigos de opinião sobre o tema, investigando também as implicações éticas e legais relacionadas.





Confira os resultados do projeto:

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Av. Julio de Castilho - s/nº. Vila Alba - Campo Grande - MS Fone: 3314-7055 Email: ada_adventor@yahoo.com.br www.escolaadventor.com.br
Coordenação do Projeto: Sandra Maria Fachini Cayres (smcayres@gmail.com)



Professor, divulgue também seu trabalho. Veja como clicando aqui!!

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails