quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Desafio Mudanças Climáticas 2009

O aquecimento global e as mudanças climáticas estão entre os principais assuntos a serem abordados nas salas de aula de oito estados brasileiros. Não só porque o tema está se tornando um dos maiores desafios do planeta no século 21, mas também porque em agosto estarão abertas as inscrições para o Desafio Mudanças Climáticas 2009. O Desafio foi idealizado pelo Projeto Agora em parceria com a Editora Horizonte e conta com o apoio institucional das Secretarias Estaduais de Educação da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal.

O Desafio é dirigido aos alunos de oitavos e nonos ano (antigas sétima e oitava séries) do Ensino Fundamental de cerca de 12 mil escolas. O objetivo é fazer com que os estudantes compreendam melhor o assunto, entendam o momento pelo qual passa o planeta em relação às elevadas emissões de gases responsáveis pelo efeito-estufa, percebam a relação disso com as mudanças climáticas e principalmente, que eles se sensibilizem para a necessidade de achar caminhos para reduzir o aquecimento global.

As escolas estaduais estão recebendo gratuitamente 2 Kits Educacionais contendo um dvd com 3 filmes, um Caderno do Professor de informações relevantes e propostas para os educadores trabalharem em sala de aula, 4 pôsteres temáticos e 2 pôsteres de divulgação do projeto. Com este material os professores terão condições para trabalhar o tema em sala de aula. Ao término das atividades propostas no Caderno do Professor, a próxima etapa será a participação dos alunos, que devem tirar até duas fotos e produzir um texto interpretativo com o tema em questão.

Os professores devem propor uma seleção interna e escolher até 2 trabalhos para representar a escola. Estes trabalhos deverão ser enviados por correio à Comissão Organizadora do Desafio Mudanças Climáticas 2009 que escolherá os dez trabalhos finalistas e a seguir, serão escolhidos os três vencedores de cada Estado. O autor do trabalho que mais se destacar no Estado será convidado para participar da cerimônia de premiação do Desafio Mudanças Climáticas 2009 em São Paulo. Além do aluno, também deverão estar presentes um responsável e o professor-responsável pelo Desafio em sua escola. Todas as despesas com transporte, hospedagem e alimentação serão custeadas pelos realizadores do Desafio.

O regulamento e outras informações você encontra nos sites: Desafio Mudanças Climáticas e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

6 comentários:

  1. Boa noite a todos que fazem esse blog sobre Biologia e outros asunto, Sou Jorge Clan, e gostaria de saber se voc~es estão com parceirias com outros blog, criei meu blog no dia 24 de dezembro de 2008, e ele já conta com mais de 148 mil acessos, http://blogs.abril.com.br/agora.
    E criei uma conta no twitter no dia 17 de abril desse anoe já conta com 9390 seguidores até agora. www.twitter.com/goldeplaca, Meu blog é o nº 850 do bloblogs, com mais links do Brasil estamos com 68 links em 68 blogs. Se estiverem com parceiria me avise pelo twitter ou deixeum mensagem em meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Ei blogueiros vale a pena participar. Os vencedores receberão os seguintes prêmios. Aluno ganha uma máquina fotográfica, o professor um note e a escola um aparelho data show.São 3 vencedores por estado, mas o que ficar em primeiro vai para São Paulo numa cerimônia de premiação.

    ResponderExcluir
  3. Ciência ou ideologia?
    Existem muitos dados a favor da ideia de que o aquecimento global tem relação com a actividade solar. O que não significa que não nos devemos preocupar com os malefícios humanos sobre o meio ambiente. Infelizmente, essas abordagens ideológicas e tendeciosas (mas emitidas em tom factual e científico) em vez de ajudarem a causa ambiental enfraquecem-na.

    ResponderExcluir
  4. Sendo ciência ou ideologia, acho fundamental falar das questões ambientais na escola em todas as disciplinas!

    ResponderExcluir
  5. excelente iniciativa para incentivar os alunos falarem sobre a questao ambiental nas escolas publicas....

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails