quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cuidar o ambiente

Quantas recomendações que não funcionam!!! Por quê??????
Cuidar o ambiente ...primeiro!!!!


É preciso cuidar das pessoas. Quem conhece o cuidado sabe cuidar. Ninguém pratica ou ensina com eficiência o que não sabe. Atualmente ecoam em nossos ouvidos expressões como: O AMBIENTE PEDE SOCORRO! Quem pede socorro, o ambiente? A natureza tem suas próprias leis, bem exemplificada pelo cientista Lavousier pela célebre frase "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."


Estamos meio a uma sociedade doente, machucada, magoada. As pessoas titubeiam nos compromissos de seus relacionamentos (com pais, cônjuges, filhos, parentela, colegas, vizinhos, patrões...),não relevam, não toleram, não suportam. Ah! Querem ser felizes... mas não se esforçam para fazer pessoas felizes. Já imaginaram uma corrente de pessoas querendo fazer pessoas felizes? Veríamos com certeza um “montão” de pessoas felizes.


Voltamos então a pergunta inicial. Como cuidar o ambiente? Advertir, Ensinar, chamar atenção...Ah! Educar. Por certo esta é uma resposta coerente. Porém, quero chamá-lo à reflexão!!!! Como fez o grupo Legião Urbana na música Monte Castelo citando o texto bíblico I Coríntios 13 ao afirmar a necessidade do amor ao próximo.


AMAR? Um ótimo verbo para juntar aos demais (Ensinar, chamar atenção...Ah! Educar). Com amor podemos oportunizar o desenvolvimento da sensibilidade para que as pessoas possam CONTEMPLAR e RECONHECER o quanto somos dependentes da natureza. O quanto precisamos conhecê-la para amá-la.Um relacionamento BACANA E ÍNTIMO com a ambiente nos possibilita o conhecer de algo FANTÁSTICO e o vivenciar do INUSITADO .

O que fazer então o BIÓLOGO? dentre tantas competências que lhes cabe? ENSINAR - APRENDER - CUIDAR.

Propor trabalhos que incentivem nossos estudantes CUIDAR... o outro...dos espaços...da saúde... da vida.

Ah! “Peraí” temos um grande caminho a trilhar antes de cuidar o ambiente. SABER CUIDAR. VOCÊ É UM Biólogo que cuida? O que você tem cuidado nos últimos três meses?

Observação: CUIDAR segundo Aurélio, dicionário da Língua Portuguesa : Atenção, Precaução, Cautela, Diligência, Desvelo, Zelo, inquietação de espírito...(incomodar-se com as mazelas alheias, por exemplo).

Créditos da imagem.

2 comentários:

  1. Oi Van,

    Concordo plenamente com suas palavras e cada dia que passa estou mais certa que só o amor salvará.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, estamos meio a uma sociedade doente, os valores mudaram, as pessoas estão sempre correndo, não se falam. Esquecemos que a felicidade do outro é o que nos torna mais felizes.

    Gostei muito do texto.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails