sábado, 15 de agosto de 2009

Avaliação?!


via Universidade de Aveiro

Reflexão: "fragmento do ano de 1974 do livro de Tonucci...esse episódio ainda faz parte da realidade e prática cotidiana de muitos professores, no que diz respeito à avaliação..."

Vocês concordam?

4 comentários:

  1. Eu concordo de certa forma..
    Querendo ou não uma avaliação chaga a aluma conclusão sobre o aluno.. o ideal é que seja sobre o conteudo ensinado..o que na maioria das vezes falhamos..
    Precisamos sim buscar novos metodos avaliativos, principalmente pro estudo de ciências/biologia que tem sido um dos mais odiados pelos alunos devido exatamente a seus metodos avaliativos...

    ResponderExcluir
  2. A avaliação dos alunos, tal como qualquer outra actividade humana, corre sempre o risco de não ser suficientemente rigorosa e objectiva. Todavia, alguns pedagogos exageram esse risco até à caricatura. Em vez de recomendarem procedimentos capazes de aumentar o rigor e a objectividade recomendam o fim da avaliação - a sua palavra de ordem é: morte aos exames!
    Para perceber melhor o absurdo dessas ideias sugiro a leitura dos últimos 3 posts do blogue De Rerum Natura, nomeadamente o último (http://dererummundi.blogspot.com/2009/08/o-dificil-exame-para-corrermos-o-risco.html) que cita um texto de Francesco Alberoni defendendo os exames e a exigência.

    ResponderExcluir
  3. Já está em meu blog o link de vocês, se estivr como modificar o banner eu coloco ele lá, como fez o E esse tal meuo ambiente ele modificou e me mandou o codigo pelo e-mail.
    http://blogs.abril.com.br/agora
    @goldeplaca

    ResponderExcluir
  4. Eu como estudante do ensino médio, ainda penso muito sobre a avaliação. Eu acho que talvez não seja necessário a abolição da avaliação e sim uma reestruturação. A avaliação atual não testa exatamento se o aluno sabe ou não, e sim o seu psicológico, a sua memória (já que muitos conteúdos tem que ser decorados), etc. Muitas vezes um trabalho faz o aluno ir atrás do assunto e se interessar muito mais por ele (claro, que sempre haverá os que copiam, mas nas provas também existem os que colam).
    Um dos problemas é que a educação atual ainda segue o modelo antigo, ela deve ser reformulada e não só as avaliações. A escola devia ensinar o aluno a pensar, chegar a suas próprias conclusões. É claro que o conteúdo pronto é muito importante, mas ninguém é obrigado a saber tudo: leis de fisicas, formulas de matemáticas, nomes de partes das células, etc.
    A mudança na educação atual é considerado por muitos uma utopia, mas isso ocorre porque niguém ainda teve coragem de quebrar as regras impostas pela educação tradicional. Houve algumas escolas que adotaram métodos de ensino diferentes e melhores, como a de Pestalozzi, e que mostraram resultados muito melhoes. E diante disso eu sempre me pergunto: por que a escola ainda não mudou? E quando mudará?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails