quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aniversário de Campo Grande...capital Morena!

Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul completa hoje 110 anos. E nossa homenagem à esta linda capital é mostrar à você leitor algumas das belezas naturais que nos cerca, além de outras atrações interessantes que nossa cidade oferece. Claro que não fechamos os olhos para tantos problemas que temos por aqui, inclusive de gerenciamento ambiental. Mas hoje queremos mostrar o que de belo tem a Cidade Morena.

Paulo Nonato de Souza do site Campo Grande News, diz:

"Campo Grande certamente é uma das capitais brasileiras mas bem servidas de parques públicos arborizados com áreas para práticas esportivas e culturais. São sete parques, todos localizados em área urbana da cidade. São eles: o Parque das Nações Indígenas, o Parque dos Poderes, o Parque do Prosa, o Parque do Sóter, o Horto Florestal, o Parque Jacques da Luz e o Parque Ayrton Senna.

De todos, o Parque das Nações Indígenas, nos altos da Rua Antônio Maria Coelho e Avenida Afonso Pena, é considerado o principal. Recebe diariamente centenas de pessoas para caminhada matutina e vespertina numa pista asfaltada de 4.100 metros ou para simples passeio em meio à suavidade da água corrente do córrego Prosa e da tranquilidade da sua imensa área verde formada por gramas e mais de 130 espécies de árvores, a maioria do Pantanal.

Os visitantes podem contemplar a vida natural de uma grande variedade de aves incluindo o quero-quero, pardais, periquitos, araras, tucanos e até mutum, uma ave originária do México e do Equador, além de quatis e capivaras...o visitante tem à disposição uma pista de atletismo, uma praça para grandes eventos, um lago de 43,3 mil metros quadrados, conjunto de concha acústica e teatro de arena, o MARCO - Museu de Arte Contemporânea -, o Museu do Índio e História Natural, o Monumento ao Índio e três conjuntos de quadras esportivas"

Pelo que lemos acima, já deu para perceber o quanto bonita é a capital, não foi citado pelo Paulo outros lugares bonitos como:

Feira Central

Praça Carandá Bosque

Além de toda as belezas Campo Grande tem uma história que vale a pena conhecer lendo o livro Campo Grande: Cidade Morena.


E nós biólogos, qual nossa análise de toda essa infraestrutura de nossa capital? Como professores podemos levar para sala de aula a reflexão das contradições do desenvolvimento de uma cidade (o tal progresso, tão falado por tantos) com a conservação do ambiente?

A preservação ambiental é possível para capitais brasileiras? Ou em franco desenvolvimento econômico, como Campo Grande?

É fácil gerir o crescimento de uma cidade, ambientalmente falando?

Parabéns Campo Grande e todos que nela moram!!!!

FONTE: Jmfm_marques e Mochileiro

5 comentários:

  1. oioiiiiiiiii


    adorei o nome capital morena... não conhecia ainda... mas sim belezas e mais belezas pelo nosso Brasil

    Bjinhus, passeios e morenas

    Lelli

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Achei as imagens lindas, é um lugar que não conheço. Penso que os brasileiros deveriam valorizar o turismo interno.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Lindo post, me bateu uma enorme saudade da cidade e dos meus que vivem ai. bjão

    ResponderExcluir
  4. Mutum é ave originária do México e do Equador????
    Vc ta louco, ela é mais do que nativa do Brasil, informe-se. E Campo Grande tam muito mais lugares que deveriam ser mostrados, como a Lagoa Itatiaia, o Inferninho entre outros, mas mesmo assim os parques mostrados são bem legais

    ResponderExcluir
  5. Em resposta ao questionamento (infelizmente anônimo) da pessoa acima:

    - Paulo Nonato de Souza quando fala do Mutum, acreditamos que se referia ao Crax faciolata,já que o mesmo não especificou em sua fala. Essa ave é originária da América do Sul e a família a qual pertence Cracidae é distribuída do sul da América do Sul até os EUA. A citação afirma que a ave é originária (procedência; ascendência) do Equador e do México, o que corrobora com a demarcação geográfica da família Cracidae.
    - Concordamos com a sua observação sobre as belezas de Campo Grande, realmente não caberiam em apenas um post...legal que você citou.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails