sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

10 dicas de Etiqueta Sustentável

Veja como é possível promover pequenos gestos que conduzirão a grandes mudanças se forem adotadas por todos.

1) Na hora de comprar um carro, faça um cálculo simples de qual o tamanho ideal para suas necessidades. Veículos maiores consomem e poluem mais. Modelos do tipo flex fuel etão adequados às normas de proteção ao meio ambiente. Lembre-se: prefira abastecer com etanol.

2) Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor da sua conta de luz vai cair bastante.

3) Idéia Luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é pra lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.

4) Muito luxo produz muito lixo. Pense antes de sair comprando tudo o que aparecer. Com essa atitude você faz a diferença, combatendo o desperdício, diminuindo a montanha de embalagens descartadas e, de quebra, espantando as dívidas.

5) Leve o campo para dentro de sua casa em plena cidade grande: cultive uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantinho do quintal. Além da higiene mental, você colherá ervas, condimentos e hortaliças frescas diretamente da terra.

6) Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais vem de um hábito difícil de mudar: jogar o óleo de fritura usado no encanamento. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Separe o óleo em garrafas PET para doá-lo a ONGs que fazem biodiesel e sabão com ele.

7) Desabilite seu screen saver cheio de efeitos especiais. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana, é responsável por até 80% do consumo do computador. Configure sua máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.

8) Já reparou na quantidade de copos de plástico jogados no lixo no fim do expediente? Mude isso: traga de casa sua própria caneca ou uma garrafinha para água. Você ditará moda entre os colegas.

9) Se tiver chance, prefira um notebook. Ele consome menos energia que um computador de mesa.

10) Conscientize seus filhos dos problemas com o aquecimento global sem fazer terrorismo. A idéia não é deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta que as gerações passadas.


Conheça todas as atitudes:

Manual de Etiqueta Sustentável (120 dicas)

Manual de Etiqueta Sustentável (50 dicas)


Imagem: Esferas de Fedora

3 comentários:

  1. Excelente post! Obrigada por compartilhar dicas tão importantes. Aprendi muito com elas. Ficaria feliz em votar em posts como esses no diHITT...ponderem a possibilidade de ingressar nessa rede, pois os artigos de vocês são muito bons!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, pessoal do blog.
    Sou a Cecília da Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor.
    Encontrei o blog de vocês e gostaria de deixar aqui os meus parabéns pela iniciativa. Muito bacana os textos e principalmente este post. Com pequenas ações como as descritas por vocês, fazemos a nossa parte. E se cada um fizer a sua, sabemos que já teremos um bom resultado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito instrutivo! Parabens!
    Abraço
    Kellen
    http://www.meumundoamigo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails