terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Por que as pessoas fumam?

Antigamente era comum a propaganda do cigarro na mídia, os galãs de novela fumavam e as mocinhas também, era 'chique e glamuroso'. O que 'influencia' as pessoas fumarem atualmente? Os estudantes de sua escola fumam? O que levou estes jovens ao vício?

"Pesquisas, no Brasil, entre adolescentes mostram que os principais fatores que favorecem tabagismo entre os jovens são a curiosidade pelo produto, a imitação do comportamento do adulto, a necessidade de auto-afirmação e o encorajamento proporcionado pela propaganda. Noventa por cento dos fumantes iniciaram seu consumo antes dos 19 anos de idade, faixa em que o indivíduo ainda se encontra na fase de construção de sua personalidade" (Orientações Médicas)

"De acordo com os especialistas há três espécies de fumantes: O impenitente que fuma por prazer; o compulsivo que utiliza o cigarro para preencher lacunas de qualquer ordem; e o fumante-vítima que está consciente dos riscos do cigarro e se sente culpabilizado. Para a maioria dos fumantes, a associação tabaco/ bem-estar é sentida muito rapidamente e se torna um reflexo comportamental. A essa dependência psicológica, junta-se a necessidade fisiológica e o corpo sempre está reclamando a sua dose. Segundo pesquisas de instituições da saúde, as pessoas começam a fumar principalmente influenciadas pela publicidade, pelos pais, amigos e ídolos e que 90% dos fumantes iniciaram o hábito antes dos 21 anos de idade. Para os especialistas é inútil tentar abandonar o tabaco se não se tem realmente vontade e não se sabe o porquê." (Boa Saúde)


Saúde está contemplado no Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN como tema transversal e pode ser trabalhado em todas as áreas e disciplinas e não somente em Ciências/Biologia (apesar de ser mais comum nestas). Há tempos que as escolas abordam o Tabagismo como conteúdo ou em forma de projetos. Mas o jovem sensibiliza-se com o que é falado em sala de aula? Será que nossa forma de abordagem atinge o objetivo que é 'quem fumar, parar' e 'quem ainda não fuma, não experimentar'?



Reflexão: Qual a melhor forma de abordar o tema Tabagismo em sala de aula? As imagens mostradas aqui servem para chocar apenas ou são interessantes para a sensibilização sobre o uso do cigarro?

Fonte: Propagandeando (veja mais imagens neste blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails