terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Os 10 mais sustentáveis



Reunimos aqui algumas instituições, empresas e marcas que já atuam de maneira sustentável:
  • Wal Mart: lojas Ecoeficientes, desde a construção até a decoração, as unidades foram pensadas como um ponto de venda que prima pelo consumo consciente e pelo respeito ao meio ambiente. Também pretende conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir o seu consumo, substituindo por sacolas retornáveis, como as disponíveis na rede.

  • Natura: desenvolve ações de educação ambiental e treinamento sobre a prática da responsabilidade ambiental para colaboradores, estimulando o debate; promove campanhas internas dirigidas a familiares de colaboradores e à comunidade do entorno imediato da empresa; e participa ou apóia projetos e programas de educação ambiental voltados para a sociedade em geral.

  • Banco Real: banco pioneiro no Brasil na adoção do talão de cheque em papel ecologicamente correto. Nossos extratos, boletos, faturas de cartão de crédito e relatórios de clientes empresariais também utilizam o mesmo papel. Os clientes ainda têm a opção de receber os extratos e faturas do cartão por e-mail, de modo a reduzir o uso do papel.

  • Fiat: as diretrizes e padrões legais de emissão de poluentes, estabelecidos pelo PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que é gerenciado pelo IBAMA, são seguidos à risca pela Fiat, utilizando modernas tecnologias de otimização de motores, diminuindo as emissões e tornando seus veículos ainda mais econômicos.

  • Faber-Castell: seus produtos são desenvolvidos a partir de matérias-primas ecologicamente corretas, algumas cultivadas por nós mesmos, e utilizando processos amigáveis ao meio ambiente.

  • O'Boticário: com o Programa Trainee em Meio Ambiente contribui para o desenvolvimento do setor conservacionista brasileiro, por meio da formação de profissionais que protagonizem soluções para a conservação da natureza.

  • Philips: A preocupação com a preservação do meio ambiente está diretamente ligada ao planejamento estratégico da Philips, em que produtos, processos e serviços são revistos, planejados e produzidos com esse objetivo. Desenvolver produtos que causem o menor impacto possível ao meio ambiente é a base de nosso princípio de negócio sustentável, seja pela diminuição de seu peso, menor uso de substâncias tóxicas, consumo de energia reduzido, reciclagem e descarte de embalagens, ou por acreditar que a prevenção ainda é a melhor solução.

  • Unilever: desenvolve projetos de parceria em diversas áreas para o manejo sustentável da água, envolvendo desde a preservação de rios e lagos, até a utilização da água de forma otimizada em suas linhas de produção e agricultura.

  • Coca-Cola: a empresa possui globalmente metas aspiracionais importantes, como neutralizar o consumo de água e atingir 100% de reciclagem de embalagens. Outra manifestação, já com o foco na recuperação, proteção e manutenção de bacias hidrográficas através da recomposição florestal de áreas próximas a rios e lagos, o Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras é uma iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil que envolve a participação conjunta de vários setores da sociedade.

  • Gol: aderiu ao Grupo de Usuários de Combustível de Aviação Sustentável inicialmente, o grupo está trabalhando em dois projetos preliminares de pesquisa sobre sustentabilidade. O primeiro deles prevê a revisão extensiva sobre a sustentabilidade do cultivo do pinhão manso como alternativa para geração de combustível sustentável, o que inclui seu ciclo de vida, emissão de CO2 e o impacto socioeconômico para produtores de nações em desenvolvimento.
#FicaDica


É fato que a sustentabilidade está em alta, isso faz com que as empresas reflitam suas ações para atingir um novo público: os clientes preocupados com o ambiente.
  1. Mas essas empresas realizam atividades realmente sustentáveis?
  2. Estão mesmas preocupadas com o ambiente?
  3. Ou seria mais uma estratégia de marketing?

Outras empresas: 20 empresas sustentáveis - Guia Exame

3 comentários:

  1. acho que essa "moda" é boa para o ambiente e quanto mais empresas melhor!

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  2. REALMENTE ISSO E MUITO BOM,TODOS SAIMOS GANHANDO!

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