segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Compostagem, uma alternativa para a gestão de resíduos

O que é compostagem?

É um sistema de reciclagem natural, que é fundamental para a proteção do meio ambiente, separação dos resíduos e excelente gerador de renda para o empreendedor atento.

O que é o composto?

É um adubo preparado com restos de vegetais e animais que pode ser aplicado ao solo para melhorar as suas qualidades, sem que haja uma contaminação do ambiente.


Quais as vantagens da compostagem?


  • É barata e fácil de fazer;
  • Reaproveita a matéria orgânica, que é descartada em lixões ou aterros;
  • Estimula a separação dos resíduos orgânicos dos sólidos (recicláveis);
  • Recicla os nutrientes contidos no solo;
  • Não vicia a terra como os adubos químicos;
  • Aumenta o número de microorganismos no solo;
  • Neutraliza várias toxinas e metais pesados;
  • Gera renda.


Quais as fases da compostagem?


Dependendo do grau de fermentação o composto apresenta as seguintes fases:

  1. Composto cru: aquele que está no início da decomposição, apresenta alta temperatura, cheiro forte, presença de moscas e insetos. Nesta fase é prejudicial às sementes e às raízes. Antes de utilizá-lo deve-se deixá-lo curtir amontoado, durante no mínimo 30 dias.
  2. Composto bioestabilizado: é o composto semi-curado, a temperatura fica abaixo de 60º, há uma redução na presença de moscas e outros insetos e do cheiro. Não causa danos às sementes e às raízes, mas ainda não é um perfeito condicionador do solo, pois os nutrientes não estão ainda totalmente disponíveis para serem incorporados ao solo.
  3. Composto humificado ou curado: é aquele que completou o processo de fermentação. É rico em nutrientes disponíveis, ou seja, em condições adequadas para serem incorporados ao solo.
O exemplo de Bonito - Mato Grosso do Sul

Foi realizada em Bonito (MS), uma reunião com os donos de hotéis e restaurantes do município sobre a importância da reutilização dos resíduos orgânicos produzidos nos estabelecimentos comerciais para produção de adubo orgânico.

O trabalho foi conduzido pelo engenheiro-agrônomo Caio Inácio, pesquisador da Embrapa Solos (RJ), que participa das atividades de compostagem com o engenheiro agrônomo Paulo Gimenes, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

De acordo com Gimenes, a intenção é mobilizar os empresários a participarem do projeto de compostagem. Atualmente sete estabelecimentos do gênero já tem seus resíduos orgânicos sólidos utilizados na unidade de compostagem do projeto. "Ainda estamos trabalhando em caráter experimental, mas a ideia é que todos participem do processo de reutilização dos resíduos e tomem parte do projeto", explica.

Para Caio Inácio, é importante que os empresários tenham consciência do papel deles no processo de reutilização dos restos de comidas. "A intenção é que as pessoas vejam na compostagem uma alternativa para a gestão de resíduos, o controle ambiental que a prática gera e os benefícios que o composto orgânico pode trazer ao meio ambiente e ao comércio, pois atenua a questão de odores e produção de chorume, e os participantes podem receber um selo 'verde' em seu estabelecimento comercial, proporcionando um marketing ecológico positivo para a empresa", conclui o pesquisador.

#FicaDica

Como seria a implantação dessa técnica em nossas escolas?

Técnica de Compostagem
Vídeo sobre Compostagem

Achou difícil implantar essa técnica em sua escola?

Veja a Compostagem com Minhocas, que já é praticada em algumas escolas.

Fonte da Imagem: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails